Home > Programas > Formiga na Tela > O estilo atômico nas HQ’s franco-belgas na pauta do Formiga na Tela!

O estilo atômico nas HQ’s franco-belgas na pauta do Formiga na Tela!

O estilo atômico é um marco na história das HQ´s franco-belgas

Seja por proximidade histórica, geográfica ou cultural, muitas vezes um estilo espontâneo de uma forma de arte ganha forma, mesmo que de maneira abstrata, e angaria seguidores. O estilo atômico é um dos mais interessantes exemplos de como uma ideia pode tomar forma aplicável sem ser de fato um conjunto observável de características pré-determinadas.

(Confira também nosso vídeo sobre a publicação nipônica Garo e também nosso podcast sobre a influência da Era Atômica nas HQ’s)

O estilo atômico nas HQ's franco belgas - FormigaCast

Isso porque, entre os artistas que compõem o movimento, existe uma enorme variação de traços e temas abordados, embora eles possam ser reduzidos a uma fonte e uma ideia em comum. Nesse caso, a fonte é Joseph Gillain, também conhecido como Jijé. O artista foi um dos responsáveis por oferecer novas perspectivas ao estilo já consolidado da linha clara de Hergé, reunindo artistas que o ajudaram na empreitada que, posteriormente, ficou conhecida como Escola de Marcinelle.

O estilo atômico se estende pela segunda metade do século XX, transformando-se conforme o conceito de futurismo ganha nuances dependendo das expectativas, do zeitgeist que o cercava. Por isso, na virada dos anos 1970-80, ele ganha uma segunda onda – e um nome – que o consolida como uma ideia identificável através de um dos seus maiores entusiastas: Joost Swarte.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de se inscrever no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo vídeo. Gostou do nosso papo? Acha que faltou alguma coisa que não poderíamos ter deixado passar? Tem dúvidas, críticas ou sugestões de qualquer natureza ou espécie? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião sobre esses e outros vídeos. Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!