Home > Programas > FormigaCast > A Era Atômica nas HQ’s é a pauta no FormigaCast!

A Era Atômica nas HQ’s é a pauta no FormigaCast!

A influência da Era Atômica nos Quadrinhos

Quando falamos de geopolítica, é bastante óbvio o fato de que certos eventos alteram essa configuração de tempos em tempos, em maior ou menor grau. Não faltam exemplos em qualquer livro de História. Menos óbvio para a maioria das pessoas é o impacto em determinados meios de comunicação e arte. Como a mídia dos quadrinhos também está inserida nesta dinâmica, encontramos um ponto interessante quando analisamos como as HQ’s assimilaram certos pontos de virada mundiais. A Era Atômica, por exemplo, influenciou não apenas a cultura como um todo, mas também é responsável pela nova cara dos super-heróis, entre as décadas de 1950 e 60.

Era Atômica nas HQ's

O Quarteto Fantástico é um dos grandes exemplos de como a Era Atômica mudou a cara dos quadrinhos.

O bombardeio atômico em Hiroshima e Nagasaki, promovido pelos EUA, além de encerrar a Segunda Guerra e dividir o mundo em dois, trouxe novos paradigmas para os heróis uniformizados dos gibis. Perdendo terreno em um mundo que parecia menos inocente naquele momento, os editores perceberam que precisavam sintonizá-los com uma nova geração de leitores. A ciência passa a ganhar mais destaque no cotidiano, então os quadrinhos entram no período conhecido como Era de Prata, com velhos heróis com origens reformuladas, mais próximos da ficção científica.

A Era de Prata também viu o estouro da Marvel, com personagens que incorporavam melhor esse espírito da Corrida Espacial, EUA X URSS e os avanços tecnológicos do período. Neste episódio, discutimos sobre os rumos que os quadrinhos tomaram a partir, e por causa, da Era Atômica.

Gostou do Papo? Concorda? Discorda?

A influência de Era Atômica nos Quadrinhos é um assunto vasto. Você acha que deixamos de comentar algo. Conte para nós. Comente a postagem ou mande um email para [email protected] Sua opinião é importante, então deixe a gente saber o que você achou deste episódio e o que pensa sobre o FormigaCast em geral.

Por hoje é só. Voltamos daqui a duas semanas!

Já leu essas?
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!