Home > Programas > Formiga na Tela > Os mangás da revista Garo no Formiga na Tela!

Os mangás da revista Garo no Formiga na Tela!

A lendária revista Garo e seus mangás alternativos

Em uma indústria gigante como a dos mangás no Japão (confira a resenha de Mangá: O Poder dos Quadrinhos Japoneses) não é fácil se destacar. Ainda mais arriscando-se com um material diferente, como é o caso do nosso assunto aqui. A revista Garo tinha seu diferencial na editorial, pois publicava mangás alternativos e de vanguarda. Foi uma antologia mensal, fundada em 1964 por Katsuichi Nagai, seguindo até 2002.

Nagai fundou a revista com Sanpei Shirato, que emprestou o nome de um de seus personagens para nomear a publicação. A primeira série publicada pela Garo foi o drama ninja Kamui, que chegou a ser publicado no Brasil pela editora Abril, durante a década de 1990. O trabalho trazia impressas as fortes convicções esquerdistas de Shirato. O pontapé inicial foi dado e vários artistas foram revelados pela antologia, o que alavancou carreiras.

Mangás - A Lenda de Kamui - Revista Garo

Kamui, a criação de Sanpei Shirato que inaugurou a revista Garo.

(Falando em mangás, confira também as resenhas de Ayako e Fragmentos do Horror)

A popularidade da Garo e seus mangás diferentes teve seu ápice no começo da década de 1970. Ao longo da década, e da seguinte, infelizmente, enfrentou um declínio. As vendas, que atingiam a espetacular marca de oitenta mil exemplares, caíram para números que mal chegavam a vinte mil. Nagai conseguiu manter a independência até 1991, quando a empresa foi comprada por uma companhia de games, mas foi mantido como diretor até sua morte em 1996.

Dentro da nova administração, a insatisfação sobre os rumos mais comerciais da revista serviram como estopim para a debandada de vários autores regulares.O fim melancólico na década seguinte não diminui o legado da Garo. Conheça mais sobre esse recorte da História dos mangás assistindo a esse episódio do Formiga na Tela. Curta o vídeo, comente e compartilhe.

Ainda não é um inscrito? Inscreva-se e não esqueça de ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo vídeo. Dúvidas, críticas e sugestões também podem ser enviados para [email protected]. Por hoje é só e ficamos por aqui. Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!