Home > Programas > FormigaCast > A desconstrução do Super-Herói na pauta do FormigaCast!

A desconstrução do Super-Herói na pauta do FormigaCast!

Da Era de Ouro até hoje, os Super-Heróis já encararam muito revisionismo 

Desde que o Superman estourou para o mundo em 1938, trazendo consigo o conceito de Super-Herói, o arquétipo passou por inúmeras interpretações. Quase desaparecendo no pós-Guerra, ele voltou com força no meio da década de 1950, inaugurando a Era de Prata e reconhecendo nos anos seguintes uma verdade inconveniente. A faixa etária dos leitores crescia, logo, o teor das histórias em geral também sofria um tipo de amadurecimento. Se em meados de 1970 os Heróis não tinham como evitar tocar em problemas da vida real, cerca de dez anos depois eles seriam totalmente desconstruídos.

(Confira também uma análise de Gladiator, romance que inspirou a criação do Superman)

A desconstrução do Super-Herói - FormigaCast

Miracleman e a subversão do bom mocismo super-heroico.

Com Alan Moore reformulando Marvelman (Miracleman nos EUA), uma porta foi aberta, culminando com várias interpretações sombrias dessas figuras uniformizadas. Com Watchmen, Moore foi ainda mais fundo, gerando reações diversas sobre essa abordagem. Mas de onde essas ideias brotaram? É exatamente sobre isso que nos propusemos a conversar neste episódio do podcast.

A desconstrução do Super-Herói, ao contrário do que muitos fãs podem imaginar, não foi invenção do roteirista britânico. Ela já vinha ensaiada até mesmo no humor escrachado da Mad em seus primeiros anos, além da própria Era de Ouro trazer alguns personagens que abordavam direta e sem nenhuma vergonha o próprio absurdo e ridículo, relativamente inerentes aos heróis uniformizados. Confira aí nosso papo animado e esclarecedor:

Gostou? Detestou? Quer desconstruir nossa retórica?

Tem algum detalhe que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!
Irmãos Hernandez - Love and Rockets
Irmãos Hernandez e Love & Rockets no Formiga na Tela!
Faroestes revisionistas - FormigaCast
Faroestes revisionistas na pauta do FormigaCast!