Meet Arnold ensina ciência com as desgraças do sujeito mais azarado do mundo
Meet Arnold é uma nova série de YouTube, que poderia estar muito bem passando em pleno Adult Swim, e ainda seria uma das melhores atrações do bloco de animações mais adultas e inteligentes. Infelizmente, a animação não possui legendas em português, mas dê uma chance para Arnold. Você não vai se arrepender. Ele sim.
A premissa é muito simples: um personagem animado chamado Arnold é jogado de uma desastrosa e infeliz situação para outra, muito parcamente mantido vivo apenas para dar continuidade a sua desgraçada aventura.
Meet Arnold começa com Arnold em um avião em direção a Suíça para encontrar seu irmão, mas quando o avião sofre uma falha mecânica, ele é forçado a pular sem paraquedas. Arnold aterrisa – milagrosamente – em segurança, mas aos pés do Dome Fuji, na Antártida, onde ele também precisará encontrar os meios de sobreviver.
Meet Arnold é uma série de divulgação científica, que consegue a rara proeza de não se dirigir diretamente ao espectador durante sua apresentação. Meet Arnold prefere apostar na sua charmosa animação e no seu adorável protagonista para diminuir a sobrecarga de informação, transmitindo o necessário para o espectador absorver.
É bonitinho, mas ainda assim educativo. Pense em outros exemplos de séries de divulgação no YouTube, como Casually Explained, ou Because Science, que usam tons cômicos e desenhos horríveis para atingir o mesmo objetivo. A informação é precisa, e você termina sem sentir que foi tratado com condescendência.
Recente, mas surpreendente
A série existe faz somente um mês e, nesse meio tempo, o seu criador publicou apenas oito vídeos. A despeito disso, Meet Arnold já conseguiu arregimentar mais de meio milhão de inscritos, se tornando rapidamente um dos trending topics do YouTube, e recebendo elogios inclusive de outros youtubers populares.
O criador de Meet Arnold nunca se identifica, mantendo a ilusão do mundo que ele criou viva. No lugar disso, ele atua como um narrador gentil, guiando o espectador através das desgraças de Arnold. Nos comentários dos vídeos, ele assume a persona de Arnold para atualizar as pessoas sobre as condições do personagem, informando-os de que ele ainda está vivo, “se é que alguém se importa”.
É um fato que o YouTube, assim como outras plataformas de mídia, é inundado com uma quantidade inacreditável de porcaria, e todos sabemos que a maior parte dos YouTubers mais famosos do Brasil não são muito mais do que analfabetos funcionais que nasceram sem o dom da vergonha e/ou do bom senso. Por isso é importante conhecermos e estimular-mos séries interessantes e construtivas.
Embora o Brasil não tenha nada parecido com Meet Arnold, ainda tem alguns canais bacanas, como o Manual do Mundo, Ciência Todo Dia e o Ciência e Ficção!
De quebra, você ainda pode compartilhar informações realmente interessante sobre a Antártida na sua roda de bar – que é, de fato, o lugar mais apropriado para se debater ciência e filosofia.