Home > Programas > Formiga na Tela > Séries que dificilmente seriam feitas hoje no Formiga na Tela!

Séries que dificilmente seriam feitas hoje no Formiga na Tela!

Algumas séries um tanto inviáveis para os padrões de hoje em dia

Nos dias atuais, os serviços de streaming investem bastante em séries originais, disponibilizando as temporadas inteiras de uma vez para os usuários. E qual o problema disso? Nenhum, é claro, mas cabe a reflexão sobre como esses modelos de produção acabam influenciando nas narrativas e, consequentemente, na experiência dos espectadores. Simplesmente porque roteiristas e diretores precisam levar isso em consideração na hora de construir as histórias e criar ganchos para impelir o público a avançar, o que nos faz pensar sobre algumas séries clássicas que teriam dificuldades para entrarem em produção nos moldes comerciais de hoje.

Não se fazem séries como antigamente -Formiga na Tela 299

O Prisioneiro (1967-68)

Pegando alguns exemplo conhecidos, Star Trek: A Nova Geração, assim como outras séries da franquia até o início da década de 2000, tinha um formato episódico de pequenas histórias fechadas. Isso, evidentemente, era pensado para o formato semanal , o que talvez fosse uma tortura para os fãs, mas possibilitava que alguém conhecer a série assistindo a um episódio aleatório, onde não haveria grandes dificuldades de compreensão. Outra pérola televisiva que teria dificuldades para ser produzida hoje  é O Prisioneiro, graças à sua premissa e seus roteiros desafiadores, também com episódios fechados, mas completando um arco com seu primeiro e último capítulos.

Um caso de texto mais lento no desenvolvimento, no bom sentido, como The Wire, também poderia ter complicações como proposta no mundo mais imediatista do streaming, cujas regras do jogo são um tanto diferentes. Isso também não significa defender um tipo de modelo produção em relação a outro, Até porque, hoje temos muita coisa boa rolando, felizmente. O problema é a falta de espaço para outros formatos e a segmentação forte deste mercado.

Confira esse papo sobre séries de TV bacanas. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Mande suas sugestões e críticas para [email protected], conte o que achou deste ou de programas anteriores. Inscreva-se no canal e ative o sino para ter notificações a cada novo vídeo no ar. Acompanhe também nosso podcast quinzenal, via Spotify ou seu agregador de podcasts preferido. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Tolkien na Música - Formiga na tela
Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!