Home > Programas > FormigaCast > As diferenças entre Hard e Soft Science Fiction no FormigaCast!

As diferenças entre Hard e Soft Science Fiction no FormigaCast!

Um papo sobre as vertentes da Ficção Científica entre Hard e Soft Sci Fi

Falar de alguns gêneros literários, muitas vezes, é como falar de música, tamanhas as divisões e subdivisões envolvidas na categorização deles. A Ficção Científica, por exemplo, até hoje enfrenta discussões sobre ser ou não um gênero, o que rende muito assunto e é perfeito para um papinho no nosso podcast. Porém, o que vai nortear essa conversa são os limites, não muito específicos ou claros em alguns momentos, entre o que pode ser chamado de Hard Science Fiction e Soft Science Fiction.

FormigaCast - Diferenças entre Hard e Soft Science Fiction

Interestelar, um exemplo de Hard Science Fiction.

Para isso, dá-lhe exemplos de obras onde a ciência, mesmo que inventada, gera uma lógica interna que rege o caminho dos personagens. Esse é uma caso de Hard, que pode ir de exemplos que, na verdade, parecem até muito contraditórios, como Interestelar e A Origem, de Christopher Nolan. No caso, o primeiro exemplo coloca os personagens sujeitos às leis da física do mundo real, mesmo extrapolando isso em tecnologias que hoije só são possíveis na teoria. O segundo é extremamente fantasioso, mas impõe uma lógica interna que é mantida até o fim.

Já em casos de Soft Sci Fi, o foco é outro que não a ciência em si, inventada ou não. No caso do universo de Star Trek, existem vários conceitos desenvolvidos em tecnologia real. Porém, em qualquer episódio essas noções podem ser reviradas pelo surgimento de uma raça desconhecida. Os seres do continuum Q, em A Nova Geração, exemplificam bem isso. Confira nosso papo e entenda melhor esses conceitos.

Gostou? Odiou? Faltou algo?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!