Home > Programas > FormigaCast > Traduções nos Quadrinhos na conversa do FormigaCast!

Traduções nos Quadrinhos na conversa do FormigaCast!

Traduções nos Quadrinhos, um assunto polêmico

Desde que os personagens gringos de HQ desembarcaram nestas terras, super-heróis ou não, os tradutores tem penado para traduzir alguns nomes. Evitar o estrangeirismo e adaptar expressões para o nosso idioma pode ser um abacaxi e tanto, e, em alguns casos, tradutores fizeram conscientemente um bom trabalho. Já em outros, pode-se dizer que não houve boa vontade na realização da tarefa. Enfim, com tanto material de fora publicado por aqui desde a década de 1930, resolvemos falar sobre as traduções nos quadrinhos, com comentários gerais sobre o ofício da tradução e exemplos bons e ruins.

Traduções nos Quadrinhos - FormigaCast

Superman ou Super-Homem?

Retomando um assunto que já havia rendido um programa,  com as traduções de títulos de filmes, falamos aqui de alguns absurdos que encontramos, num passado distante e em casos mais recentes. Porém, é claro, não deixamos de reconhecer quando o esforço foi bem sucedido, ficando, às vezes, até melhor que o original. Casos como Gotham City batizada como Riacho Doce não poderia faltar, assim como Clark Kent virando Edu Kent. Popeye chegando ao Brasil como Brocoió e outros abrasileiramentos muito divertidos de se comentar.

Confira mais esse podcast, onde fizemos questão de destacar o valor deste tipo de trabalho e a importância na experiência do leitor. Como sempre, algumas coisas sempre ficam de fora, mas tentamos trazer o máximo de informações possível dentro deste pequeno espaço de tempo. Aproveite!

Gostou? Não gostou? Faltou citar alguma coisa?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!