Home > Programas > Formiga na Tela > Os Sete Samurais na pauta do Formiga na Tela!

Os Sete Samurais na pauta do Formiga na Tela!

Clássico incontestável, Os Sete Samurais é um triunfo estético e conceitual

Em 1954, Akira Kurosawa faria aquele que permanece seu filme mais lembrado. Os Sete Samurais não é apenas uma história em que sete guerreiros se dispõem a defender uma vila da ação de bandidos, mas uma poderosa reflexão sobre relações e a separação de pessoas por classes. Isso sem contar a desconstrução do samurai e do bushido, em um momento histórico mais do que propício. Afinal, eram menos de dez anos após a humilhação do Japão na Segunda Guerra, um trauma ainda recente e que seria muito aludido pela cinematografia local.

Os Sete Samurais no Formiga na Tela

A completa ausência de maniqueísmo, já vista de forma brilhante em Rashomon, quatro anos antes, é fundamental nesta trama. É evidente que o diretor tinha intérpretes de peso para dar corpo a esse roteiro. Toshiro Mifune e Takashi Shimura, também presentes no filme citado anteriormente, valorizam muito a produção, que também foi um marco técnico impressionante que ainda chama atenção. Muito pela obstinação de seu diretor.

Com uma escala de produção imensa para sua época, Os Sete Samurais foi um desafio para seus realizadores. Ao descartar uma montagem de set em estúdio, Kurosawa arriscou e gastou muito na opção de filmar, literalmente, na lama. Tal ambição foi recompensada, legando ao mundo do cinema uma das obras mais referenciadas da história do Cinema, sempre presente em listas dos melhores filmes de todos os tempos.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião!

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!