Home > Programas > Formiga na Tela > Trashman, de Spain Rodriguez, no Formiga na Tela!

Trashman, de Spain Rodriguez, no Formiga na Tela!

Uma geral sobre Trashman, ícone do quadrinho underground

Criação do cartunista Manuel Rodriguez (1940 – 2012), mais conhecido como Spain Rodriguez, Trashman permanece como um símbolo importantíssimo dos dos quadrinhos fora do mainstream e uma reação fortíssima ao contexto da época em que surgiu. O personagem aparece pela primeira vez em 1968, reflexo do contexto conturbado que os EUA e o mundo todo enfrentavam naquele momento. Rodriguez, ao contrário de muitos expoentes do underground, não desprezava a figura do super-herói, mas se apropriava dela para fazer sua crítica e salientar suas convicções políticas.

Trashman (Spain Rodriguez) - Formiga na Tela

Trashman, antes um simples mecânico chamado Harry Barnes, vive em uma América alternativa e distópica, controlada por um governo totalitário. Após sua esposa ser assassinada por esse regime, Barnes é cooptado pela organização Sixth International, organização anarco-marxista que resiste ao sistema. Desenvolvendo habilidades especiais em seu treinamento, ele se torna um agente desta organização, mas esse herói tem capacidades muito peculiares.

Com um estranho poder de manipulação molecular que permite que ele se transforme em lixo, o personagem de Spain Rodriguez reforça sua crítica social na metáfora. Indo mais além na metalinguagem, quando ele utiliza esse poder, toma a forma de um exemplar velho do East Village Other, jornal em que o super-herói fez sua estreia. Com essa veia acidamente crítica, o cartunista misturou suas influências das revistas da EC Comics com o humor da revista Mad, mantendo os pés fincados na contestação do status quo.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião!

Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!