Quadrinhos africanos neste episódio do Formiga na Tela
Quando se fala de estudos em quadrinhos, muitas vezes nos debruçamos apenas sobre as grandes escolas americana, japonesa e franco-belga, e esquecemos que muitos outros lugares ao redor do mundo também possuem produções prolíficas e representativas. É o caso do continente africano, que apresenta nomes de grande talento na produção de HQ´s, mas que ainda não foram completamente descobertos pelo público brasileiro.
Mas é claro, existem problemas nessa nomenclatura: “Quadrinhos Africanos”. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, o continente africano é um grande mosaico de culturas, etnias, idiomas e crenças distintas. E essas qualidades culturais necessariamente acabam distinguindo as produções artísticas, incluindo os quadrinhos, de diferentes países. Por isso, nesse programa, com a ajuda do convidado Márcio Rodrigues, procuramos lançar um olhar sobre a situação dos quadrinhos africanos modernos, alguns de seus principais expoentes, e a recepção que eles têm no Brasil.
Com um olhar crítico, é importante levar em consideração as limitações do mercado e do nicho cultural dos quadrinhos, mas se deixar de fazer a crítica necessária para entendermos porque os quadrinhos africanos ainda não ganharam – ou ganham – atenção ao redor do mundo, uma pergunta particularmente pungente no caso do Brasil, dada nossa relação direta com as culturas afro-descendentes.
Além disso, são trazidos à baila alguns dos principais tópicos trabalhos em obras relevantes, que incluem desde – e naturalmente – questões sociopolíticas até mesmo a abordagem de estilos que recentemente ganharam bastante atenção, como o afrofuturismo. Com isso, esperamos apresentar referências interessantes e acessíveis para que o público possa perceber o quão interessante são essas obras e autores africanos e a vastidão de material ainda inexplorado por público e editoras.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Mande suas sugestões e críticas para [email protected], conte o que achou deste ou de programas anteriores. Inscreva-se no canal e ative o sino para ter notificações a cada novo vídeo no ar. Acompanhe também nosso podcast quinzenal, via Spotify ou seu agregador de podcasts preferido. Voltamos na próxima quarta!
Assista!