Home > Programas > Formiga na Tela > Um Cântico Para Leibowitz no Formiga na Tela!

Um Cântico Para Leibowitz no Formiga na Tela!

Um Cântico Para Leibowitz é obrigatório para os dias de hoje

Lançado por aqui pela Aleph em 2014, Um Cântico para Leibowitz foi escrito por Walter M. Miller Jr., cobrindo cerca de 1800 anos no futuro, depois que uma guerra nuclear no século XX devastou boa parte da civilização. O resultado social disso foi um período chamado de Simplificação – os sobreviventes desse holocausto passam a culpar o conhecimento científico que desenvolveu as armas pela sua desgraça, e perseguem e assassinam todas as pessoas consideradas “intelectuais” – repositórios de conhecimento de qualquer forma, mas principalmente o científico. Um dos sobreviventes, Isaac Edward Leibowitz, é um engenheiro elétrico judeu que, após o Dilúvio de Fogo – nome dado ao ataque nuclear – se dedica a recolher e preservar toda forma de conhecimento que encontra. Uma ordem monástica se forma em torno dele – a Ordem Albertiniana de Leibowitz – que se torna um dos pouquíssimos bastiões de conhecimento em um mundo que odeia a inteligência.

(Ouça nosso podcast sobre Distopias na Ficção Científica!)

um cântico para leibowitz

O livro se divide em três partes: Fiat Homo (Faça-se o Homem), Fiat Lux (Faça-se a Luz) e Fiat Voluntas Tua (Faça-se a sua Vontade). Inicia-se com um jovem noviço da Ordem de Leibowitz chamado Francis Gerard faz sua vigília de Quaresma no deserto. Ali, encontra o Judeu Errante, um andarilho que lhe aponta o caminho para um antigo abrigo nuclear. Lá,  Gerard encontra uma série de textos e escritos que muito provavelmente pertenceram ao fundador da sua Ordem. Daí, segue-se um processo de redescoberta da história, que naturalmente dispara diversos conflitos entre os conservadores e os progressistas.

Confira o programa sobre essa obra impactante. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Mande suas sugestões e críticas para [email protected], conte o que achou deste ou de programas anteriores. Inscreva-se no canal e ative o sino para ter notificações a cada novo vídeo no ar. Acompanhe também nosso podcast quinzenal, via Spotify ou seu agregador de podcasts preferido. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
% dicas de Hqs Sci fi - Formiga na Tela
5 dicas de Hqs Sci Fi no Formiga na Tela!
Breathless - A Força do Amor
O remake de Acossado na pauta do Formiga na Tela!
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica no Formiga na Tela!
Elvis - John Carpenter - Formiga na Tela
Elvis Não Morreu na pauta do Formiga na Tela!