Home > Programas > FormigaCast > A linguagem de HQ no Cinema discutida no FormigaCast!

A linguagem de HQ no Cinema discutida no FormigaCast!

O Cinema bebendo da fonte dos Quadrinhos, diretamente ou não

Em pouco mais de um século de estrada, os Quadrinhos e o Cinema andaram lado a lado, com a Sétima Arte vez por outra pegando um ou outro elemento das HQ’s. Essa troca sempre existiu, embora tenha demorado para ser assumida, por conta dos gibis serem considerados como um primo pobre do Cinema. Pura balela vinda de uma boa dose de preconceito, mas a verdade é que existe uma relação próxima entre os dois, que permite uma intersecção quando os temas são propícios. E também quando os envolvidos entendem a gramática de um e de outro, consequentemente separando o que funciona e descartando o resto.

Linguagem das Hq's no Cinema - FormigaCast

Sin City foi um caso em que tentou-se emular a linguagem dos Quadrinhos no Cinema.

Muitas vezes, essa intersecção é até alheia às intenções do cineasta, mas não deixa de existir por isso. A partir de um raciocínio do pensamento gráfico no Cinema, resolvemos debater sobre a utilização da linguagem das HQ’s no Cinema, o que não necessariamente inclui adaptações diretas de quadrinhos. O que nos interessa aqui é a forma de compor quadros e decupar sequências, classificando alguns diretores como profissionais quem pegam esses recursos emprestados dos Quadrinhos.

Mas é claro que algumas adaptações de Quadrinhos específicas precisam ser citadas, como Sin City, Dick Track e Scott Pilgrim, que misturaram elementos das duas mídias abertamente, ou tentaram mesmo recriar a experiência em momentos pontuais. Confira nosso bate papo sobre esse tema complexo, mas muito divertido de se investigar.

Gostou? Não gostou? Tem sugestões ou xingamentos?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!