Home > Programas > Formiga na Tela > Os Quadrinhos africanos na pauta do Formiga na Tela!

Os Quadrinhos africanos na pauta do Formiga na Tela!

Quadrinhos africanos neste episódio do Formiga na Tela

Quando se fala de estudos em quadrinhos, muitas vezes nos debruçamos apenas sobre as grandes escolas americana, japonesa e franco-belga, e esquecemos que muitos outros lugares ao redor do mundo também possuem produções prolíficas e representativas. É o caso do continente africano, que apresenta nomes de grande talento na produção de HQ´s, mas que ainda não foram completamente descobertos pelo público brasileiro.

Quadrinhos africanos - Formiga na tela

Aya de Yopougon, publicada no Brasil pela L&PM.

Mas é claro, existem problemas nessa nomenclatura: “Quadrinhos Africanos”. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, o continente africano é um grande mosaico de culturas, etnias, idiomas e crenças distintas. E essas qualidades culturais necessariamente acabam distinguindo as produções artísticas, incluindo os quadrinhos, de diferentes países. Por isso, nesse programa, com a ajuda do convidado Márcio Rodrigues, procuramos lançar um olhar sobre a situação dos quadrinhos africanos modernos, alguns de seus principais expoentes, e a recepção que eles têm no Brasil.

Com um olhar crítico, é importante levar em consideração as limitações do mercado e do nicho cultural dos quadrinhos, mas se deixar de fazer a crítica necessária para entendermos porque os quadrinhos africanos ainda não ganharam – ou ganham – atenção ao redor do mundo, uma pergunta particularmente pungente no caso do Brasil, dada nossa relação direta com as culturas afro-descendentes.

Além disso, são trazidos à baila alguns dos principais tópicos trabalhos em obras relevantes, que incluem desde – e naturalmente – questões sociopolíticas até mesmo a abordagem de estilos que recentemente ganharam bastante atenção, como o afrofuturismo. Com isso, esperamos apresentar referências interessantes e acessíveis para que o público possa perceber o quão interessante são essas obras e autores africanos e a vastidão de material ainda inexplorado por público e editoras.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Mande suas sugestões e críticas para [email protected], conte o que achou deste ou de programas anteriores. Inscreva-se no canal e ative o sino para ter notificações a cada novo vídeo no ar. Acompanhe também nosso podcast quinzenal, via Spotify ou seu agregador de podcasts preferido. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
% dicas de Hqs Sci fi - Formiga na Tela
5 dicas de Hqs Sci Fi no Formiga na Tela!
Breathless - A Força do Amor
O remake de Acossado na pauta do Formiga na Tela!
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica
Hayao Miyazaki e sua visão ecológica no Formiga na Tela!
Elvis - John Carpenter - Formiga na Tela
Elvis Não Morreu na pauta do Formiga na Tela!