Curso Mulheres no Cinema propõe uma releitura histórica a partir de filmes dirigidos por mulheres
Como seria conhecer a história do cinema a partir de filmes dirigidos por mulheres? Essa é a proposta do curso “Mulheres no Cinema”, ministrado pelas jornalistas e críticas Joyce Pais, criadora do site Cinemascope, e Luísa Pécora, do Mulher no Cinema, que será realizado no Instituto de Cinema, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
Com início em 02 de abril, a iniciativa foi motivada pela atualidade e relevância do tema, com um recorte raramente visto no mercado. Dividido em três módulos – intitulados “Cineastas pioneiras”, “Vanguarda e resistência” e “Cinema contemporâneo” -, o curso, que conta com 12 encontros, oferece um panorama introdutório do cinema realizado por mulheres no Brasil e no mundo.

Sofia Coppola é uma das diretoras que terá sua obra discutida no curso
“Percebo que, com a pauta da representatividade nessa indústria cada vez mais no centro das discussões, o interesse por parte dos cinéfilos em filmes que fogem do cânone também é crescente, e se manifesta tanto nas redes quanto em eventos que participo pelo Brasil”, afirma Joyce Pais.
(Joyce participou de um Formiga na Tela com a gente, sobre o filme Mistérios e Paixões)
O programa destaca obras produzidas por realizadoras como Alice Guy-Blaché, Agnès Varda, Chantal Akerman, Helena Solberg, Kathryn Bigelow, Ava DuVernay, Anna Muylaert, entre outras. Serão discutidas, também, como as narrativas abordadas nestes trabalhos estão atreladas, inevitavelmente, a questões históricas, sociais, comportamentais e políticas.
Segundo Luísa Pécora, o objetivo do curso “é apresentar e discutir o trabalho de cineastas que contribuíram e contribuem para a produção audiovisual, ampliando o repertório dos alunos e colocando-os em contato com novos olhares, pontos de vistas e linguagens”.
O investimento para o curso é de 3 x de R$ 265 e as matrículas já estão abertas no site: http://bit.ly/mulheresnocinema-curso-inc
Mais informações: contato@mulhernocinema.com e/ou joyce@cinemascope.com.br
Sobre as professoras:
Joyce Pais é jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, criadora e editora-chefe do portal Cinemascope. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa, é professora da Academia Internacional de Cinema – SP, membro do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema, curadora do Cine Doppelgänger, já ministrou aulas na Casa Guilherme de Almeida e Casas das Rosas. A convite do Canal Brasil integrou júris em festivais pelo país como o CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade e Kinoforum. Diretora e roteirista do documentário em produção, Iracunda, que discute o cinema brasileiro sob o olhar de mulheres que fazem parte dele.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do site Mulher no Cinema, dedicado a filmes realizados ou estrelados por mulheres. Participou de press junkets e festivais de cinema em Brasil, Londres, Estados Unidos e México. Foi editora do catálogo da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2015) e responsável pela cobertura nas redes sociais do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (2018), além de também atuar como curadora e jurada de mostras e festivais. Trabalhou no portal iG e na revista Cult e colaborou para publicações como Gol, Playboy, Filme B e FilmMaker. Integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Quando: 02/04/2019
Dias e horários: Terça, das 19:00 às 22:00 hrs.
Duração: 12 encontros
Carga horária: 36h