Home > Cinema > Curso Mulheres no Cinema ganha mais uma edição!

Curso Mulheres no Cinema ganha mais uma edição!

Curso Mulheres no Cinema mergulha nas obras de diretoras desde o cinema mudo

Em 2019 o cinema perdeu duas grandes cineastas: Agnès Varda e Barbara Hammer. Você sabe quem elas são? O que elas representam na história do cinema? Responder a essas e muitas outras perguntas é uma das propostas do curso Mulheres no Cinema, idealizado pelas jornalistas e críticas Joyce Pais (que já participou de um Formiga na Tela), criadora do site Cinemascope, e Luísa Pécora, do Mulher no Cinema. Essa é a segunda edição do curso, que inicia amanhã, dia 10 de setembro, no centro cultural Escrevedeira, localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

Dividida em três módulos, “Cineastas pioneiras”, “Vanguarda e resistência” e “Cinema contemporâneo”, esta edição do curso foi expandida e conta com 16 encontros. Neles, serão discutidos como as narrativas dos filmes estudados se relacionam a questões históricas, sociais, comportamentais e políticas.Durante dois meses, as ministrantes apresentarão um panorama introdutório que aborda o cinema mudo, sonoro, experimental, animação, Nouvelle Vague, era dos blockbusters, cinema brasileiro moderno, novo cinema brasileiro (ficção e documentário), além de incluir questões de diversidade e identidade, com recorte de raça.

Mulheres no Cinema

Ida Lupino, uma das diretoras discutidas no curso

Ainda haverá uma aula especial com sessão seguida de debate sobre um filme a ser escolhido.
Segundo Luísa Pécora, o objetivo do curso “é apresentar e discutir o trabalho de cineastas que contribuíram e contribuem para a produção audiovisual, ampliando o repertório dos alunos e
colocando-os em contato com novos olhares, pontos de vistas e linguagens”.O curso é voltado a todos os públicos interessados em cinema, sem necessidade de atuação profissional na área.

Para mais informações sobre o curso, escreva para
[email protected] e/ou [email protected]

CURSO MULHERES NO CINEMA, COM Luísa Pécora e Joyce Pais

De 10 de setembro a 31 de outubro de 2019

Terças e Quintas, das 19:00 às 22:00 hrs

Já leu essas?
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!
Boxe no Cinema - FormigaCast
Boxe no cinema é a pauta neste FormigaCast!