Animação supera o live action de novo com Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas
Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (Teen Titans Go! To the Movies), dirigido por Aaron Horvath e Peter Rida Michail, é mais um exemplo de como a DC é forte no mundo da animação, seja para crianças, adolescentes ou adultos. Vendo que todos os super heróis possuem seus próprios filmes, a equipe dos Jovens Titãs, composta por Robin, Ravena, Estelar, Ciborgue e Mutano, decide que está na hora de terem seu próprio filme e embarcam em uma aventura à Hollywood para realizar seus sonhos.
Robin, o eterno menino prodígio, quer ser visto como um herói de verdade, ao invés de um ajudante. Na ordem de importância na Batfamília, se vê abaixo de todos. Para alcançar o reconhecimento, deve conseguir um arqui inimigo malvado e com nome irado o suficiente para enfrentar e ser digno de um filme. Neste momento, entra seu maior algoz, Deadpo… Slade Wilson! Também conhecido como Exterminador (Deathstroke, no original).
O “boom” dos filmes de heróis, mais o desconhecimento do público em geral sobre personagens da DC como Monstro do Pântano, é a piada base do roteiro. O uso da metalinguagem durante todo o filme é interessante de se ver. Chega a ser engraçada a situação de Batman, Superman e Mulher Maravilha em cenários falsos, junto a outros heróis em um grande estúdio gravando seus respectivos filmes. Alguns dentro do Snyderverso, com a mudança de cores durante as “filmagens”. E neste ponto é levantada uma questão muito importante: Quem luta contra o mal enquanto os heróis gravam seus filmes?
Super robô, gatinhos, perseguições, música e participações especiais
O caminho que o time de protagonistas toma neste primeiro ato, desde a humilhação por não serem importantes até a entrada nos estúdios da Warner – onde vivem os Animaniacs – é praticamente um episódio comum da série Jovens Titãs em Ação! Mas, ao descobrirem que só haverá um filme para afirmar que são heróis, a trama apresenta diversos eventos improváveis, mas que fazem sentido dentro do contexto da história. Além de um vilão com um plano bem pensado.
O filme já mostra ao que veio em sua abertura, apresentando a mesma intro dos live action da DC estilizada em cartoon. O timing cômico não é feito de forma nonsense como o apresentado no seriado. Ou seja, está liberado falar da Marvel, a participação do Stan Lee, perguntar se o nome da mãe é Martha ao brincar com Batman Vs Superman (que já foi debatido em um FormigaCast) e colocar ursos para tocar músicas dos anos 80 no estilo Steven Universe. Enfim, tudo livre para rir de si mesmo sem ser forçado.
Os JovensTitãs em Ação! Nos Cinemas usa e abusa de referências próprias e também de outros filmes, como O Rei Leão e De Volta para o Futuro. Mas tudo isso é feito de forma que não sejam apenas bengalas para risadas, mas que tenham um fundamento dentro da história. As cenas musicais, aparentemente necessárias em animações infantis, não enfraquecem o filme.
Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas tem um curta no início e uma cena pós créditos
O longa foi muito bem dublado pela mesma equipe do seriado, com as vozes de Mariana Torres (Ravena), Luisa Palomanes (Estelar), Charles Emmanuel (Mutano), Manolo Rey (Robin), Eduardo Borgueth (Ciborgue) e Ricardo Schnetzer (Slade). A equipe de peso atribuiu o bom trabalho ao diretor de dublagem, Marco Ribeiro. Vamos torcer para que a série live action tenha esta mesma equipe de dublagem!
De fato, ter a mesma equipe de dublagem da série faz a diferença. Assistir ao filme legendado, mesmo aos já acostumados, pode soar um pouco estranho. O ator Will Arnett, que costuma dar voz ao Batman Lego,aqui interpreta Slade. Nicolas Cage dubla o Superman, o que soa como piada, pois o ator havia sido cotado para ser o herói em uma versão dirigida por Tim Burton nos anos 90 (um assunto comentado no FormigaCast sobre filmes de super-heróis não realizados).
Em resumo, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é um filme leve, rápido, engraçado e que sabe se comunicar com os novos e velhos fãs das séries dos Titãs.