Home > Cinema > Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas – A DC sem medo

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas – A DC sem medo

Animação supera o live action de novo com Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (Teen Titans Go! To the Movies), dirigido por Aaron Horvath e Peter Rida Michail, é mais um exemplo de como a DC é forte no mundo da animação, seja para crianças, adolescentes ou adultos. Vendo que todos os super heróis possuem seus próprios filmes, a equipe dos Jovens Titãs, composta por Robin, Ravena, Estelar, Ciborgue e Mutano, decide que está na hora de terem seu próprio filme e embarcam em uma aventura à Hollywood para realizar seus sonhos.

Crítica de Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Robin, o eterno menino prodígio, quer ser visto como um herói de verdade, ao invés de um ajudante. Na ordem de importância na Batfamília, se vê abaixo de todos. Para alcançar o reconhecimento, deve conseguir um arqui inimigo malvado e com nome irado o suficiente para enfrentar e ser digno de um filme. Neste momento, entra seu maior algoz, Deadpo… Slade Wilson! Também conhecido como Exterminador (Deathstroke, no original).

O “boom” dos filmes de heróis, mais o desconhecimento do público em geral sobre personagens da DC como Monstro do Pântano, é a piada base do roteiro. O uso da metalinguagem durante todo o filme é interessante de se ver. Chega a ser engraçada a situação de Batman, Superman e Mulher Maravilha em cenários falsos, junto a outros heróis em um grande estúdio gravando seus respectivos filmes. Alguns dentro do Snyderverso, com a mudança de cores durante as “filmagens”. E neste ponto é levantada uma questão muito importante: Quem luta contra o mal enquanto os heróis gravam seus filmes?

Super robô, gatinhos, perseguições, música e participações especiais

O caminho que o time de protagonistas toma neste primeiro ato, desde a humilhação por não serem importantes até a entrada nos estúdios da Warner – onde vivem os Animaniacs – é praticamente um episódio comum da série Jovens Titãs em Ação! Mas, ao descobrirem que só haverá um filme  para afirmar que são heróis, a trama apresenta diversos eventos improváveis, mas que fazem sentido dentro do contexto da história. Além de um vilão com um plano bem pensado.

Crítica de Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

O filme já mostra ao que veio em sua abertura, apresentando a mesma intro dos live action da DC  estilizada em cartoon. O timing cômico não é feito de forma nonsense como o apresentado no seriado. Ou seja, está liberado falar da Marvel, a participação do Stan Lee, perguntar se o nome da mãe é Martha ao brincar com Batman Vs Superman (que já foi debatido em um FormigaCast) e colocar ursos para tocar músicas dos anos 80 no estilo Steven Universe. Enfim, tudo livre para rir de si mesmo sem ser forçado.

Os JovensTitãs em Ação! Nos Cinemas usa e abusa de referências próprias e também de outros filmes, como O Rei Leão e De Volta para o Futuro. Mas tudo isso é feito de forma que não sejam apenas bengalas para risadas, mas que tenham um fundamento dentro da história. As cenas musicais, aparentemente necessárias em animações infantis, não enfraquecem o filme.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas tem um curta no início e uma cena pós créditos

O longa foi muito bem dublado pela mesma equipe do seriado, com as vozes de Mariana Torres (Ravena), Luisa Palomanes (Estelar), Charles Emmanuel (Mutano), Manolo Rey (Robin), Eduardo Borgueth (Ciborgue) e Ricardo Schnetzer (Slade). A equipe de peso atribuiu o bom trabalho ao diretor de dublagem, Marco Ribeiro. Vamos torcer para que a série live action tenha esta mesma equipe de dublagem!

Crítica de Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

De fato, ter a mesma equipe de dublagem da série faz a diferença. Assistir ao filme legendado, mesmo aos já acostumados, pode soar um pouco estranho. O ator Will Arnett, que costuma dar voz ao Batman Lego,aqui interpreta Slade. Nicolas Cage dubla o Superman, o que soa como piada, pois o ator havia sido cotado para ser o herói em uma versão dirigida por Tim Burton nos anos 90 (um assunto comentado no FormigaCast sobre filmes de super-heróis não realizados).

Em resumo, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é um filme leve, rápido, engraçado e que sabe se comunicar com os novos e velhos fãs das séries dos Titãs.

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Django - Sergio Corbucci
Django, o original de Sergio Corbucci, no Formiga na Tela!
Filme bom, Final Ruim - FormigaCast
Filmes bons com final questionável na pauta do FormigaCast!