Um Reflexo na Escuridão é um exemplar incomum na obra de PKD
Mais uma vez invocando nosso padroeiro no Formiga Elétrica, Philip K. Dick, ou simplesmente PKD, trazemos à discussão o interessantíssimo Um Reflexo Na Escuridão (A Scanner Darkly). O livro já havia sido publicado no Brasil com o título O Homem Duplo, por sinal, nome brasileiro para a adaptação cinematográfica de Richard Linklater. Contando uma história de transtorno dissociativo grave, a história no apresenta Fred, um agente infiltrado no meio do submundo das drogas em Los Angeles. O problema é que sua personalidade fragmentada deu origem à identidade de Bob Arctor, o homem que ele mesmo deveria vigiar.
Já tem a edição da Aleph? Compre clicando na imagem abaixo!
Essa divisão psíquica é ocasionada pelo uso da Substância D (veja esta lista de drogas ficcionais), que destrói o corpo caloso, feixe de nervos que faz a ligação entre os dois hemisférios cerebrais. O relacionamento de Fred com seus superiores também não é fácil, já que a corrupção enfronhada nos altos escalões impede o conhecimento das identidades dos agentes. Mas a realidade é assim tão fácil de explicar? Os leitores de PKD sabem que não é bem assim.
Compre as outras obras de Philip K. Dick na Amazon!
Em Ubik, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, O Homem do Castelo Alto, Fluam, MInhas Lágrimas, Disse O Policial, VALIS, Sonhos Elétricos e Realidades Adaptadas vimos contextos onde o tecido do real era maleável. Com Um Reflexo Na Escuridão, PKD também entrega muito material para reflexão do leitor, mas também trabalha uma jornada de personagem mais definida, destacando um pouco essa obra das outras. Além disso, a proximidade de seu texto com descobertas científicas da época também valorizou o conjunto.
Confira mais um bate-papo sobre Philip K. Dick, ou PKD, com Um Reflexo Na Escuridão neste episódio do Formiga na Tela. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e marque o ícone do sino para não perder as novidades. Dúvidas, críticas e sugestões, escreva para [email protected].
É isso! Até a semana que vem…
Assista!