O fenômeno de Street Fighter II dentro e fora dos games
Em 1991, o mundo dos arcades foi sacudido pela chegada da continuação de um jogo pouco celebrado da Capcom. Street Fighter começa seu caminho em 1987, com uma jogabilidade travada, apesar de algumas novidades interessantes. Entre elas, três botões de soco e três de chute, mas isso pouco chamou atenção na época. Quatro anos depois, Street Fighter II refinou o sistema, apresentando uma jogabilidade muito mais fluida e permitindo que jogador escolhesse entre oito lutadores, algo notável para a época. Trazendo poucos personagens do jogo original, a equipe desenvolvedora caprichou em um novo elenco dos mais curiosos, mas muito carismático.
Três décadas depois e várias versões posteriores, a Street Fighter II original ainda é lembrada com carinho por fãs da época e os que vieram depois. Muita gente que não é próxima dos games sabe o que é um hadouken e conhece a infame adaptação cinematográfica com Jean-Claude Van Damme, de 1994. Mais que um jogo de arcade que migrou com sucesso para os consoles, é um fenômeno cultural que rende muito assunto.
Confira nosso papo sobre Street Fighter II, passando pela estreia do jogo, seu impacto e algumas adaptações – oficiais ou não. Normalmente, o FormigaCast não aborda games, mas os 30 anos do clássico são um ótimo motivo para abrir uma exceção.
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