Home > Programas > Formiga na Tela > Quarta parede quebrada no Formiga na Tela!

Quarta parede quebrada no Formiga na Tela!

A Quarta Parede e a fronteira entre a encenação e o espectador

A linha que separa o público que assiste a uma obra audiovisual encenada vem sendo rompida já há bastante tempo. Na verdade, se lembrarmos do que Porter, pioneiro da linguagem do Cinema, fez no final de O Grande Roubo do Trem (1903), já encontramos a primeira quebra da Quarta Parede. Um recurso interessantíssimo que serve para inúmeros tipos de narrativas, das mais cômicas e delirantes às mais reflexivas e dramáticas.

Quebra da Quarta Parede no Formiga na Tela

Deadpool é um exemplo recente de quebra de Quarta Parede que deu certo.

Claro que é uma opção narrativa que exige mais sensibilidade por parte dos realizadores. Afinal, a boa dramaturgia tem como intenção embarcar o espectador em uma experiência onde ele precisa esquecer que se trata de um filme ou episódio de uma série. Quebrando a Quarta Parede, diretores e roteiristas arriscam uma cumplicidade maior com seu público, já que um ou mais personagens falarão direto para a câmera. Existem várias experiências neste sentido que deram certo. Talvez, o exemplo que venha mais fácil à cabeça hoje seja Deadpool, onde existe a autoconsciência metalinguística dentro do filme.

O assunto ainda rende bem mais. Black Sabbath, do mestre Mario Bava, também entrou nesta animada conversa, assim como a série House of Cards. Woody Allen, é claro, também não poderia deixar de ser citado. A quebra da Quarta Parede foi discutida também como um recurso de negação do estilo clássico de filmagem.

Confira mais este episódio do Formiga na Tela. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Se ainda não acompanha nosso trabalho, não deixe de inscrever-se e ativar as notificações para ser avisado quando um vídeo novo for ao ar. Dúvidas, críticas e sugestões? Mande um email para [email protected]. Por hoje é só, mas semana que vem estaremos de volta com mais uma pauta bacana.

Nos vemos na próxima quarta-feira. Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!