Home > Programas > Formiga na Tela > Piquenique na Estrada na pauta do Formiga na Tela!

Piquenique na Estrada na pauta do Formiga na Tela!

Grande momento da FC soviética, Piquenique na Estrada ainda provoca reflexões

Direto das mentes dos irmãos Arkádi e Boris Strugátski, Piquenique na Estrada é um livro sobre o primeiro contato da humanidade com uma cultura alienígena. Só que não espere uma interação muito próxima entre os terráqueos e os nossos visitantes. Até porque, ninguém sabe direito o que eles vieram fazer por aqui, simplesmente por não terem procurado nenhum tipo de comunicação conosco. Curioso e se torna ainda mais intrigante por terem deixado pilhas de objetos estranhos pelos locais onde passaram.

Compre clicando na imagem

Resenha de Piquenique Na Estrada

Piquenique Na Estrada, lançado pela Aleph.

É aí que o título do livro se justifica. Esses objetos estranhos, que contrariam nossas leis da física, parecem simplesmente lixo descartado por um grupo a passeio. O pessimismo cósmico aqui é tratado sob um outro viés, o da indiferença de seres que seriam muito mais avançados do que nós. Tanto que, para eles, seríamos menos dignos de atenção do que insetos. Inserindo os leitores em um mundo que já lidou com isso, assimilou o evento e tenta estudar os estranhos artefatos, acompanhamos Redrick Schuhart, que trabalha como Stalker nas horas vagas, adentrando os territórios por onde os alienígenas passaram, onde a física também sofreu alterações bizarras.

Com essa premissa, os autores de Piquenique na Estrada mostram um mundo em que a ciência não é capaz de resolver este enigma. Apesar de alguns benefícios encontrados nestes artefatos, eles mais atestam a pequenez humana frente ao cosmos do que qualquer outra coisa. Um terreno fértil para as desconstruções da Ficção Científica, em um texto que também inspirou o grande cineasta Andrei Tarkovsky a criar seu filme Stalker.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Envie sua sugestão, críticas ou qualquer comentário para [email protected]. Confira mais este esforço do Formiga Elétrica em produzir um conteúdo de qualidade, seja sobre Quadrinhos, Cinema, Literatura e afins. Até a próxima quarta-feira e não se esqueça de acompanhar nosso podcast quinzenal!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!