Home > Programas > Formiga na Tela > O Pessimismo Cósmico na pauta do Formiga na Tela!

O Pessimismo Cósmico na pauta do Formiga na Tela!

Como o Pessimismo Cósmico mudou o gênero do Terror?

Com a obra de H. P. Lovecraft desfrutando de popularidade hoje em dia, é mais do que pertinente comentar as ideias do Pessimismo Cósmico, vertentes filosóficas que mudaram paradigmas no século XX, influenciando não apenas o próprio Lovecraft, como vários de seus contemporâneos. Isso, é claro, mudou o Terror Literário, que saiu de vez das tradições góticas e folclóricas para territórios mais nebulosos da mente humana. No vídeo desta semana, uma pequena investigação sobre essa passagem, cujo peso perturbador continua tirando o sono de muitos leitores e comprovando a atualidade destes temas.

Pessimismo Cósmico - Formiga na Tela

H. P. Lovecraft, o nome mais conhecido na vertente do Horror Cósmico.

Muito disso é cortesia de grandes pessimistas, é óbvio, da Filosofia, como Arthur Schopenhauer e Giacomo Leopardi, que se entregaram a uma linha de pensamento que não encontrava um sentido direto na existência humana, que seria definida apenas pela vontade. Isso, aliado às descobertas da astronomia, que destruíram pouco a pouco a crença de que o ser humano teria algo de especial e que nosso planeta seria mais do que um grão de areia na vastidão universal, faz surgir outro tipo de literatura. Uma que explorava os novos medos e ansiedades daquelas nova gerações que enfrentavam… o desconhecido.

O cinema também se ocupou deste tipo de inquietação, em uma obra cujo teor filosófico é quase sempre colocado de lado nas discussões. Alien: O Oitavo Passageiro mostrou que o espaço profundo e as ameaças que ali estão têm a raça humana como algo absolutamente insignificante, com uma criatura movida unicamente por um instinto irrefreável. A vontade, no caso, usando o conceito de Schopenhauer.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Envie sua sugestão, críticas ou qualquer comentário para [email protected]eletrica.com.br. Confira mais este esforço do Formiga Elétrica em produzir um conteúdo de qualidade. Até a próxima quarta-feira e não se esqueça de acompanhar nosso podcast quinzenal!

Assista!

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Tolkien na Música - Formiga na tela
Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!