O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan, é um livro mais do que essencial
Carl Sagan (1934 – 1996) é um nome que tornou-se sinônimo de divulgação científica e pensamento racional. Físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, escritor e ativista, ele inspirou gerações de cientistas e demais interessados ou curiosos no funcionamento do universo. Com tanto conhecimento e entusiasmo reunidos em uma só pessoa, é preciso celebrar essa personalidade, algo que fazemos aqui comentando seu livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios (The Demon-Haunted World).
Compre o livro clicando na imagem
Lançado na metade da década de 1990, pouco antes da morte de Sagan, a obra se fundamenta em sua preocupação com as explicações místicas e pseudo-científicas, espalhadas para um público vasto e crédulo. O autor faz uma defesa do ceticismo e dos benefícios em entender como a ciência real funciona. Com o objetivo primordial de estimular o pensamento crítico e salientar sua necessidade para o progresso da humanidade, é um texto que deveria ser lido em escolas.
Muito provavelmente, O Mundo Assombrado Pelos Demônios foi visto com alguma desconfiança por leitores que o conheceram no início do século XXI, quando havia mais otimismo e muitas promessas para o futuro. No entanto, Carl Sagan talvez não fizesse ideia do quanto seu livro se tornaria necessário ao entrarmos na terceira década do novo século. Não é preciso muito esforço para perceber que uma onda de ignorância tem levado o mundo ao retrocesso, muito disso pela falta do tipo de pensamento proposto pelo escritor.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!
Assista!