Home > Programas > FormigaCast > Zé do Caixão na pauta do FormigaCast!

Zé do Caixão na pauta do FormigaCast!

Um tributo ao grande José Mojica Marins, o Zé do Caixão

Muitas pessoas podem não saber quem é José Mojica Marins, mas todo brasileiro conhece o Zé do Caixão. Muitas vezes, ignorando a importância que criador e personagem representam para o cinema brasileiro. Falecido em 19 de fevereiro de 2020, Mojica estaria completando 84 anos hoje, uma sexta-feira 13. Uma coincidência bastante conveniente para a aura deste cineasta que militou tanto pelo gênero do Terror, criando aos trancos e barrancos pelas décadas de carreira.

Compre Maldito, a biografia de Zé do Caixão, clicando na imagemZé do Caixão na pauta do FormigaCast

A paixão pelo cinema começou cedo, assim como o sonho de ser cineasta. Com uma abordagem instintiva da arte, Mojica fez o que pôde para se estabelecer em um meio preconceituoso sobre o Terror em si. Isso não impediu que, em 1964, criasse uma das figuras mais reconhecíveis do Brasil. O agente funerário Zé do Caixão estreou em Á Meia Noite Levarei Sua Alma, apresentando um vilão que dialogava com a realidade brasileira. Um mito foi criado.

Os anos seguintes trouxeram novas aparições do personagem, com sua trilogia finalizada apenas em 2008. É certo que Zé do Caixão acabou tornando-se uma paródia, participando de programas de TV que ofuscavam seu status cinematográfico. Infelizmente, novas gerações o conheceram assim e, talvez por isso, não o levaram a sério. Mas Mojica tem uma carreira interessantíssima como diretor, que fizemos questão de revisitar neste episódio do FormigaCast para homenagear esse ícone do Cinema brasileiro.

Gostou? Odiou? Quer mandar uma praga para nós?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!