Home > Cinema > Um Pálido Ponto Azul – veja animação inspirada no texto de Carl Sagan!

Um Pálido Ponto Azul – veja animação inspirada no texto de Carl Sagan!

Um Pálido Ponto Azul, texto seminal de Carl Sagan para a humanidade, vira curta animado

Um Pálido Ponto Azul, texto seminal de Carl Sagan para a humanidade, vira curta animado

Carl Sagan!

Em 1990, a Voyager 1, em sua interminável viagem pelo cosmo, tirou uma foto da Terra a uma imensa distância. Daquele ponto de vista, a nossa casa no universo não era mais do que apenas um ponto brilhante suspenso na imensidão do Cosmo. Carl Sagan, o incansável cruzado da ciência, entendeu que aquela perspectiva poderia servir para transmitir as pessoas uma ideia que lhe era muito cara – o quanto a nossa existência, dentro da existência, era frágil, e, ao mesmo tempo, tão rara. O texto ficou conhecido como A Pale Blue Dot – “Um Pálido Ponto Azul” – e mesmo hoje, após quase trinta anos, continua a nos inspirar e refletir sobre nosso lugar no universo.

Para ilustrar esse belíssimo texto, o estúdio ORDER criou uma belíssima animação – semelhante à da jornada do herói, que postamos recentemente – que nos ajuda a visualizar ainda melhor a dimensão da mensagem de Sagan para a humanidade – e lembrar-nos de que ainda não estamos nem perto de compreende-la.

Assista – e tente não se emocionar demais

Para o amigo leitor que não fala inglês, o texto pode ser traduzido como: “Deste distante ponto vantajoso, a Terra pode não parecer de nenhum interesse particular. Mas para nós, é diferente. Considere novamente esse ponto. Isto é aqui. Isto é o nosso lar. Isto somos nós. Nele, todos que você ama, todos que você conhece, todos de que você já ouviu falar, todos os seres humanos que já existiram, que viveram suas vidas até o fim. O agregado de nossa alegria e de nosso sofrimento, milhares de religiões confiantes, ideologias, doutrinas econômicas, cada caçador e forrageiro, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilizações, cada rei e plebeu, cada jovem casal apaixonado, cada mãe e pai, criança sonhadora, inventor e explorador, cada professor de morais, cada político corrupto, cada ‘superestrela’, cada ‘líder supremo, cada santo e pecador na história de nossa espécie viveu aqui – neste grão de poeira suspenso em um raio de sol“.

Carl Sagan é, provavelmente, uma das maiores mentes do século XX, e certamente o maior comunicador de ciência da história. Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele, não deixe de conferir também a resenha de um de suas maiores obras – Contato!

Já leu essas?
Os Bons Companheiros - Formiga na Tela
Os Bons Companheiros na pauta do Formiga na Tela!
O Homem Que Queria Ser Rei - Formiga na tela
O Homem Que Queria Ser Rei no Formiga na Tela!
Critica de Quadrinhos - FormigaCast
A crítica de Quadrinhos é discutida no FormigaCast!
O Estrangeiro - Jackie Chan
O Estrangeiro, com Jackie Chan e Pierce Brosnan, no Formiga na Tela!