Home > Programas > FormigaCast > Bill Finger, o verdadeiro criador do Batman, na pauta do FormigaCast!

Bill Finger, o verdadeiro criador do Batman, na pauta do FormigaCast!

Bill Finger e Batman, a maior injustiça da Cultura Pop

Talvez você esteja acostumado a ouvir “Bob Kane” quando o assunto é a criação do Batman. Porém, esse é um caso trágico de apropriação indevida, já que o pai de fato do homem-morcego é alguém muito menos famoso, isso por conta das próprias maquinações do Sr. Kane. Mesmo hoje, quando já foi feita a justiça e o nome consta nos créditos, Bill Finger ainda é alguém com menos reconhecimento do que merece. Sua trajetória foi até contada em uma HQ feita no Brasil, Bill Finger: A História Secreta do Cavaleiro das Trevas.

Compre a HQ clicando na imagemResenha da HQ Bill Finger

Este FormigaCast aproveita o lançamento recente da HQ e passa a limpo a história, trazendo um de seus roteiristas, Diego Moreau, como convidado. Abordamos a difícil saga de Bill Finger, trabalhando nas sombras e criando toda a mitologia do Batman e suas motivações. A história oficial conta que a Bob Kane foi encomendada a criação de um novo Superman, um ano depois do surgimento do kryptoniano, em apenas um fim de semana. Até aí é verdade, mas o que por muito tempo foi ignorado é que não haveria Batman sem Finger, muito mais que um mero auxiliar.

(Links citados na leitura de emails: Oficina de cinema (Zé do Caixão) / Podcast Sem Freio

Falamos sobre o verdadeiro valor deste herói desconhecido, como sua imagem foi resgatada por um pesquisador e sua história também contada em um documentário de 2017. Conheça essa história triste e se surpreenda com seus desdobramentos que parecem cinematográficos.

Gostou? Não gostou? Faltou citar alguma coisa?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!