Home > Programas > FormigaCast > Alan Moore e seu Monstro do Pântano discutidos no FormigaCast!

Alan Moore e seu Monstro do Pântano discutidos no FormigaCast!

O Monstro do Pântano e sua reformulação por Alan Moore

Em 1984, o então jovem Alan Moore já havia chamado atenção da indústria dos Quadrinhos e dos fãs. Afinal, V de Vingança fez barulho na Warrior, Miracleman já estava para sair nos EUA e ainda havia sua passagem pela lendária 2000 AD. Nada mais natural que a DC, se reinventando naquele momento, o procurasse oferecendo um título à beira do cancelamento, dando total liberdade ao roteirista. O Monstro do Pântano (Swamp Thing) parecia perfeito para o britânico mostrar ao mundo que os Quadrinhos comerciais também podiam trazer conteúdo de alto nível.

Personagem de escalão inferior, com uma série cancelada e uma retomada que também ia mal das pernas, o Monstro do Pântano tinha uma origem genérica e Moore tinha carta branca até se quisesse descartar tudo e recomeçar. Não quis, preferindo amarrar uma das maiores reformulações subversivas da cultura pop ao conceito original da HQ. O resultado chocou o mundo, revelou os britânicos para o mundo e permanece como um dos grandes momentos da DC.

Ouça o que tínhamos a dizer sobre esse trabalho. Quatro décadas depois, ainda há muito o que dizer sobre essa fase singular da grande indústria. Confira:

Gostou? Não gostou? Tem sugestões ou xingamentos?

Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos em 15 dias! Até lá…

Já leu essas?
Sabre - Graphic Novel
Sabre e o termo “Graphic Novel” no Formiga na Tela!
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
Querido Papai Noel - Formiga na Tela
Nossos pedidos para 2022 no último Formiga na Tela do ano!