Home > Programas > FormigaCast > A lendária revista 2000 AD na pauta do FormigaCast!

A lendária revista 2000 AD na pauta do FormigaCast!

2000 AD, um marco dos Quadrinhos ingleses que influenciou o mundo

Quem até hoje admira a fase da DC conhecida como Invasão Britânica, que culminou na criação do selo Vertigo sob a editoria precisa de Karen Berger, pode não ter ideia da importância e da dimensão que a lendária revista 2000 AD teve no processo. Simplesmente, a publicação teve a felicidade de revelar ao mundo talentosos roteiristas, como Alan Moore, Neil Gaiman, Grant Morrison, além de desenhista do calibre de Brian Bolland e Dave Gibbons. Não apenas isso, em seu início, apresentou o personagem que se tornaria seu carro-chefe para sempre: o violento Juiz Dredd.

2000 AD - FormigaCast

Com a ebulição do movimento Punk por volta de 1977, a 2000 AD tem sua história entrelaçada à carreira de Pat Mills, roteirista e editor que concebeu e comandou a publicação por muito tempo. Mills, que depois criaria o também icônico Marshal Law, vinha de outra revista extremamente subversiva, chegando para quebrar o marasmo conceitual que os Quadrinhos ingleses enfrentavam. A revista Action surge em 1975, recheada de anti-heróis violentamente reais que o público considerava reconhecíveis. Porém, a pegada da revista não passou despercebida dos setores “respeitáveis” da sociedade britânica e a editora IPC a cancelou após muita pressão externa.

Tanto melhor. Embalado na onda sci fi importada da francesa Metal Hurlant e próximos do estouro de Star Wars no cinema, Mills dá um passo atrás, segundo ele mesmo, no realismo para abraçar as temáticas fantásticas, mas, claro, mantendo a veia provocadora sob um verniz por onde os críticos não enxergariam tão fácil. Assim nascia uma das revistas mais importantes e influentes dos Quadrinhos, cuja história foi tema do nosso bate-papo. Confira!

Gostou? Não? Faltou alguma coisa?

Tem algum detalhe ou qualquer outra coisa que você mencionaria e esquecemos? Alguma coisa fundamental ficou de fora? Quer discordar de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].

Voltamos com mais uma conversa legal em quinze dias. Não perca e até lá!

Já leu essas?
Alan Moore e suas lições de roteiro - FormigaCast
Alan Moore e suas lições de roteiro no FormigaCast!
Batman - A Gárgula de Gotham 2 - Rafael Grampá
O segundo número do Batman de Rafael Grampá no Formiga na Tela!
First Comics - Cedibra
First Comics e Cedibra na pauta do FormigaCast!
Alan Moore - Roteiro de Quadrinhos
Alan Moore e suas dicas de roteiro na pauta do Formiga na Tela!