Home > Formiga recomenda > Journey – Quando jogar é mais importante que platinar!

Journey – Quando jogar é mais importante que platinar!

Journey é mais que um jogo, é uma experiência introspectiva

Journey é o jogo independente da plataforma Playstation 3 e 4 lançado em 2012 desenvolvido pela Thatgamecompany, vencedor de oito prêmios incluindo como “Melhor Jogo Independente” pela VGX e o BAFTA Video Games Award por Música Original. O jogo de aventura pode ser jogado em single player ou cooperativo com mais um jogador, independente da forma que escolha estando online outros jogadores podem interagir e auxiliar na sua aventura.

journey

Journey é aquele jogo que você joga por horas sem sentir que passou um minuto

No mundo de Journey não é mostrado o sexo, idade ou nacionalidade do seu personagem; ele é somente um viajante usando uma roupa vermelha que o cobre da cabeça aos pés e tem como objetivo alcançar o topo uma montanha. O personagem acorda no meio de um deserto, sem uma história que antecede ou informações extras, e a partir daí é sua meta atravessar o deserto para desvendar esse mistério.

Durante sua jornada você se depara com totens contendo a história deste local desolado e árido, e encontra alguns companheiros podem interagir o ajudando a passar por portais e a flutuar mais alto entre o cenários. Ao atingir o objetivo da fase a sua viagem não acaba, mas se transforma.

O gameplay é simples e livre para todos jogarem, do mais experiente ao usuário principiante. A jogabilidade é fácil sendo que os únicos comandos são pular, voar e andar. Seu personagem possui um cachecol mágico que possibilita um pulo mais alto e ao estar com outro jogador no mesmo cenário, o cachecol dele pode servir como impulso ao seu.

Uma jornada emocional entre enigmas, puzzles e história

É uma experiência inspiradora em um mundo sem palavras. A própria atmosfera conta a história e isso é o suficiente para que haja a imersão no mundo de Journey. Sabemos que trata-se de uma jornada, mas o que vai acontecer ao chegar na montanha? A melancolia criada com a música e imagens é sentida desde o início, trazendo um riqueza no jogo que não vemos facilmente por ai.

O jogo requer apenas 1 ou 2 horas para ser finalizado, e mais algumas horinhas se quiser verificar cada tela deste mundo e platinar o jogo achando a flor escondida da Thatgamecompany, em referência ao seu jogo anterior, o Flower. Mas mesmo finalizando o jogo você ainda vai se pegar pensando nele, e em como a jornada é mais importante que o destino.

Podemos puxar referências religiosas e afirmar que a jornada do viajante é uma forma de deixar o corpo mortal se ascender aos céus. Podemos ver de forma filosófica sobre um ser que busca por algo inalcançável ou podemos ver de forma introspectiva sobre o descobrimento interno do viajante; não importa. Cada jogador tem uma experiência própria dentro do jogo, que o dará uma resposta também própria.

Essa é a beleza de Journey: não há respostas fáceis ou formas de encurtar a missão. Você somente precisa ir ao encontro de seu destino.

Nota do editor: Se você tiver qualquer suspeita sobre a qualidade do jogo, leia esse artigo enquanto ouve sua trilha sonora. Isso deve bastar para convencê-lo:

Já leu essas?
A Conversação - Coppola
A Conversação, de Coppola, na pauta do Formiga na Tela!
Notebook Gamer – Como encontrar o ideal para você!
Franquias no Cinema - FormigaCast
Franquias no Cinema e além na pauta do FormigaCast!
Sonoplastia no Cinema - Formiga na Tela
Sonoplastia no Cinema é a pauta do Formiga na Tela!