Home > Programas > Formiga na Tela > Sonoplastia no Cinema é a pauta do Formiga na Tela!

Sonoplastia no Cinema é a pauta do Formiga na Tela!

Um papo sobre Sonoplastia no Cinema

Quando se trata de Cinema, uma das categorias que acaba ficando de fora em várias conversas sobre o assunto é a do som. Porém, qualquer pessoa minimamente próxima da Sétima Arte sabe a importância que isso tem na construção de um clima ou qualquer sentimento que precise ser expressado em tela. É exatamente por isso que resolvemos comentar esse aspecto mais ou menos esquecido, trazendo à mesa um papo sobre sonoplastia no cinema.

Sonoplastia no Cinema - Formiga na Tela

O Cantor de Jazz (1927), o primeiro filme do advento sonoro.

Com o advento sonoro em 1927, com O Cantor de Jazz, sutilezas do sentimento puderam ser expressas de forma mais refinada em tela. Assim, o tipo de atuação mais teatral foi dando lugar à exploração deste conjunto de recursos que agora podiam contar com a modulação da voz, barulhos e outros sons diegéticos e, claro, a trilha sonora como suporte para a identidade dos filmes. São inúmeros detalhes a se considerar quando se fala em criar uma identidade sonora que seja marcante para o público.

Para explorar esse tema, trouxemos exemplos que vão de Chaplin – este um opositor do advento sonoro – e Fritz Lang (M, O Vampiro de Dusseldorf) até Irmãos Coen (Onde os Fracos Não Tem Vez), passando por grandes campeões de bilheteria como Tubarão, O Exorcista e O Senhor dos Anéis. A conversa não estaria completa sem incluir considerações sobre como o silêncio pode ser empregado a favor de um desenho de som eficiente, assim como inserções que parecem captadas na hora, mas são detalhes planejados.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Não esqueça de inscrever-se no canal e ativar o ícone do sino para ser notificado a cada novo programa. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Quer sugerir um tema para os próximos programas? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um e-mail para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião! Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Tolkien na Música - Formiga na tela
Tolkien e sua influência na música é a pauta no Formiga na Tela!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!