A ficção-científica Stargate de 1994, com Kurt Russell e James Spader no elenco principal, obteve um relativo sucesso e um bom retorno financeiro na época em que foi lançado. A arrecadação de US$ 200 milhões em bilheteria dava como certa a realização de uma trilogia. Porém, isto não aconteceu.
Curiosamente, a ideia do portal de acesso a outras dimensões acabou se tornando apenas um seriado em 1997. Na década seguinte, foi produzida uma nova série e ainda dois filmes feitos diretamente para a televisão. Pouco para as pretensões anteriores.
Agora chegou a hora do mesmo diretor do filme original, Roland Emmerich, retornar a direção e iniciar a trilogia que se esperava nos anos 90. Ainda em discussão sobre como serão as histórias, Emmerich já terá ao seu lado Dean Devlin que foi o co-roteirista do filme original. Desta vez, ele será o produtor.
Se isto é bom sinal, não sei, até porque o filme de 1994 já não era lá essas coisas e ainda por cima, o diretor Roland Emmerich (Independence Day, 2012, Godzilla 1998, O Dia Depois do Amanhã) tem no currículo filmes nada animadores, mas certamente irá agradar muita gente por aí…