Enquanto Rodrigo Santoro segue buscando seu lugar ao sol em Hollywood, Will Smith segue com uma carreira longa, porém inconstante em termos de qualidade. O ator – que parece se dar ao luxo de escolher seus papéis sem critério algum – está acostumado a estrelar filmes de certo sucesso (Hitch, MIB), e outros nem tanto assim (Depois da Terra).
Golpe Duplo (Focus) conta a história de Nicky (Smith) Um ladrão profissional que vive de golpes menores, porém que rendem uma bela quantia para ele e sua equipe. Certo dia, Nicky conhece a bela Jess (Margot Robie), uma ladra iniciante, que implora para fazer parte do seu grupo. Os dois se envolvem amorosamente, até Garriga (Santoro), um dono de uma equipe de Fórmula 1, contratar Nicky para aplicar um golpe em seus concorrentes.
Com os mesmos clichês típicos desse tipo de filme, o roteiro é um tanto quanto raso em termos de criação de personagens. Nicky é um cara boa pinta, cheio de “manha”, mas que em momento algum apresenta alguma característica que nos faça sentir maior proximidade ou afeição, a não ser seu romance com Jess, que por sua vez, segue a linha de “novata promissora” no mundo dos golpes. Com o espectador imerso nesta premissa, as tramas e sub-tramas até são eficazes. O grande problema nesse quesito é que os diretores – Glenn Ficarra e John Requa – fazem questão a todo instante de nos jogar na cara todas as estripulias que Nicky é capaz de fazer, e quando deveria haver alguma surpresa por um de seus grandes feitos, um sentimento de frustração aparece.
Um ponto positivo aqui é a fotografia. Com diversas cenas em lugares extremamente luxuosos, a visual acerta no tom do ambiente, e passa a sensação necessária ao espectador. Ponto positivo também para a direção de arte, que tal como a fotografia, faz questão de deixar bem claro o nível social das pessoas com as quais estamos lidando.
Com relação às atuações, vale deixar claro que Smith não apresenta nada de novo aqui, Nicky é apenas mais um Hitch em sua carreira, o que não fará diferença, já que o ator ocupa uma posição um tanto quanto privilegiada no ramo. Santoro tem aqui uma atuação boa, melhor até mesmo que a de Smith, mas quem rouba a cena (e o filme) é Margot Robbie, que mostra a que veio, e certamente será capaz de atingir voos mais altos em sua carreira. Vale ressaltar também as participações de B.D.Wong e Adrian Martinez, que com suas participações, conseguem tirar boas gargalhadas do espectador.
Golpe Duplo é um filme que repleto de clichês e insistente na sagacidade de um personagem, mas que tem seus acertos. Está longe de ser uma obra prima, mas é daquele tipo que se assiste para distrair-se, e não fascinar-se. É mais um da indústria.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=87c5N8a5yLU”]