Home > Seriados > Artigos > Juni Taisen: Zodiac War – Battle Royale + zodíaco chinês!

Juni Taisen: Zodiac War – Battle Royale + zodíaco chinês!

Ação desenfreada em Juni Taisen: Zodiac War

Em Juni Taisen: Zodiac War, doze membros de famílias poderosas e tradicionais são colocados em uma arena para lutar até a morte. O vencedor terá um desejo realizado, não importando qual. Baseado no mangá escrito por Nishio Ishin (de História das Espadas) e dirigido por Hosoda Naoto, Juni Taisen é ágil, ácido e sem delongas no desenrolar dos seus pouquíssimos episódios (apenas uma temporada).

Claramente influenciado por Battle Royale (mangá que gerou duas adaptações live action, onde adolescentes são colocados pelo governo japonês em uma ilha para testes militares), doze guerreiros escolhidos por suas respectivas famílias se enfrentam em um torneio que acontece a cada doze anos. Cada um dos personagens representa um signo diferente do Zodíaco chinês (rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e javali) como também apresentam habilidades especiais e táticas de combate peculiares. Por exemplo, o boi é um esgrimista extremamente habilidoso e a javali é perita em armas de fogo, enquanto a tigresa é uma exímia artista marcial e o coelho é um sádico e perturbado necromante.

Juni Taisen: Zodiac War

O design dos personagens é engenhoso, os detalhes são pincelados minimamente (mas bem expressivo em alguns casos) para trazer a atmosfera de cada signo. Caudas e chifres são trocados por lâminas e canhões. As cores de cada combatente também apresentam elementos dos animais que personificam. Como já tradicional em animes contemporâneos, há uma mistura entre desenhos feitos a mão e cenários digitais.

(Curte animes? Já viu a brincadeira que fizeram com a abertura de Game of Thrones?)

O sangrento combate do Zodíaco

Com batalhas muito bem coreografadas e geograficamente demarcadas, somos banhados por sangue em praticamente todos os episódios. Sem demora alguma, os combates são curtos e a resolução de cada um acontece quando menos esperamos. Essa rapidez pode desagradar aquele que espera por extensos tiroteios e longos momentos de troca de espadas. Já para aqueles que não gostam de enrolação e preferem algo curtíssimo, esse é o anime na medida certa.

Esse pequeno detalhe sobre as batalhas em Juni Taisen são um alento perto do deslize feito pelo roteiro e direção que nos leva a situações previsíveis. Existe uma ordem na derrota e vitória de cada personagem que surge através de uma regra onisciente. Se o espectador for atento sobre todos os aspectos que envolvem a série, desde a abertura musical até o encerramento, ele perceberá a ordem dos assassinatos e saberá quem vence quem a cada combate realizado.

Disponível no site e aplicativo de animes, Crunchyroll, Juni Taisen: Zodiac War é um combate frenético entre os doze signos do zodíaco chinês e belíssimo em sua construção visual, infelizmente pecando em seu roteiro altamente previsível.

De qualquer forma, quem estiver atrás de uma diversão estilo montanha-russa, não vai se decepcionar.

Já leu essas?
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
Amarelo Seletivo HQ - Formiga na Tela
A HQ Amarelo Seletivo na pauta do Formiga na Tela!
A Tragédia de Belladonna - Formiga na Tela
A Tragédia de Belladonna no Formiga na Tela!
Planetes - Formiga na Tela
O mangá Planetes, de Makoto Yukimura, no Formiga na Tela!