AUTO-DUPLICAÇÃO
Lá pela Era de Prata, o Superman foi dividido em dois, o vermelho e o azul. Culpa da kryptonita vermelha! Na década de 90, durante a fase dos poderes elétricos, isso aconteceu novamente. Em ambos os casos, isso era causado por uma interferência externa, mas parece que já apareceu como habilidade do personagem.
A lista do Newsarama cita um episódio de The Adventures of Superman, porém, o site diz que é de 1938, o que é impossível, pois é o ano de criação do personagem. Pela sinopse dada, envolvendo um desabamento provocado em uma mina, a lista de episódios indica algo parecido em um episódio de 1958, já no finalzinho da carreira de George Reeves como Superman. Segundo o Newsarama, o Super se dividiu em dois como se fosse a coisa mais normal do mundo, só não colocou nenhuma foto ou vídeo. Tentamos checar, mas não encontramos.
SUPER-BEIJO
Superman II abrilhantando a lista de novo. Como Lois havia descoberto que Clark e o Super eram a mesma pessoa no meio do filme, a solução boçal para trazer tudo de volta ao normal foi um beijo com propriedades hipnóticas, que apagou a memória da repórter!
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=UXBtgdD4mNw”]
Se você achou isso uma sacanagem dos roteiristas, em Action Comics #306, de 1963, aconteceu algo parecido, quando Clark beijou Lois para encobrir sua identidade secreta, e ela ficou atordoada com a manifestação de afeto do colega.
SUPER-HIPNOSE
Antigamente valia tudo em matéria de poderes para o Superman. Esse é meio parecido com o anterior, e tão sem-noção quanto.
Em Action Comics #38, de 1941, o roteirista Gardner Fox mostrou o Homem de Aço hipnotizando um psicólogo, forçando-o a entrar para a polícia! Em Superman #330, de 1978, escrito por Martin Pasko e desenhado por Curt Swan, o Super derrota um hipnotizador em seu próprio jogo, hipnotizando a população de Metropolis através de uma tela de TV gigante flutuando sobre a cidade. Além disso, também arrumaram uma explicação sobre as propriedades hipnóticas das lentes do óculos de Clark Kent, feitas com vidro da nave que o trouxe à Terra.
Lembrando que Krypto, o super-cão, também tinha essa capacidade…
SUPER-VENTRILOQUISMO
A habilidade de projetar sua voz, conhecida como ventriloquismo, não é um super-poder, mas o Superman fazia isso a uma distância que um humano normal não conseguiria, além de conseguir disfarçar a voz ou imitar outra. Isso aconteceu muito entre as décadas de 1950 e 60, e mais recentemente em 2005, em uma minissérie do Questão.
E, de novo, Krypto também compartilhava com seu dono essa capacidade, e o fazia até mesmo através de paredes!
MUTAÇÃO
Bacana essa! Em Superman #45, de 1947, o mesmo gibi em que o kryptoniano mostrou insuspeitas habilidades telepáticas (está na primeira parte do artigo), ele também manipulou os músculos do rosto e do corpo para se parecer com outro alienígena branco, careca e de orelhas pontudas.
O artigo original levanta duas perguntas:
- Como uma pele impenetrável é ao mesmo tempo tão maleável ?
- Por que esse poder não é usado para diferenciar Clark Kent do Superman, ao invés de usar apenas óculos e um penteado diferente?
Eram apenas dez, mas aqui vai uma pequena contribuição nossa:
VIAGEM NO TEMPO
Em Superman- O Filme, de Richard Donner, Superman retorna no tempo para evitar que Lois morra.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=lM-jymNjyfc”]
Nos quadrinhos, durante sua adolescência como Superboy, o personagem vivia indo e voltando no tempo, o que possibilitava os encontros com a Legião dos Super-Heróis no século XXX! E mesmo adulto ele fez muito isso!
MINIATURAS
Admitimos que foi apenas em uma história que isso ocorreu, mas é tão esdrúxulo que merece a inclusão. Em Superman # 125, de 1958, o personagem aparentemente perde os poderes, mas desenvolve o estranho dom de criar mini-cópias de si mesmo, com suas capacidades originais!
É isso! O artigo original você encontra AQUI! Será que uma pesquisa mais longa revelaria mais poderes exóticos?