Home > Quadrinhos > Artigos > Poderes EXÓTICOS do SUPERMAN! (FINAL)

Poderes EXÓTICOS do SUPERMAN! (FINAL)

Primeira Parte AQUI!

AUTO-DUPLICAÇÃO

Superman vermelho e azul

Lá pela Era de Prata, o Superman foi dividido em dois, o vermelho e o azul. Culpa da kryptonita vermelha! Na década de 90, durante a fase dos poderes elétricos, isso aconteceu novamente. Em ambos os casos, isso era causado por uma interferência externa, mas parece que já apareceu como habilidade do personagem.

Nem merece um tópico neste artigo!

Nem merece um tópico neste artigo!

A lista do Newsarama cita um episódio de The Adventures of Superman, porém, o site diz que é de 1938, o que é impossível, pois é o ano de criação do personagem. Pela sinopse dada, envolvendo um desabamento provocado em uma mina, a lista de episódios indica algo parecido em um episódio de 1958, já no finalzinho da carreira de George Reeves como Superman. Segundo o Newsarama, o Super se dividiu em dois como se fosse a coisa mais normal do mundo, só não colocou nenhuma foto ou vídeo. Tentamos checar, mas não encontramos.

SUPER-BEIJO

Superman II abrilhantando a lista de novo. Como Lois havia descoberto que Clark e o Super eram a mesma pessoa no meio do filme, a solução boçal para trazer tudo de volta ao normal foi um beijo com propriedades hipnóticas, que apagou a memória da repórter!

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=UXBtgdD4mNw”]

Se você achou isso uma sacanagem dos roteiristas, em Action Comics #306, de 1963, aconteceu algo parecido, quando Clark beijou Lois para encobrir sua identidade secreta, e ela ficou atordoada com a manifestação de afeto do colega.

ActionComics306page

Action_Comics_306

SUPER-HIPNOSE

Antigamente valia tudo em matéria de poderes para o Superman. Esse é meio parecido com o anterior, e tão sem-noção quanto.

Superman330

Em Action Comics #38, de 1941, o roteirista Gardner Fox mostrou o Homem de Aço hipnotizando um psicólogo, forçando-o a entrar para a polícia! Em Superman #330, de 1978, escrito por Martin Pasko e desenhado por Curt Swan, o Super derrota um hipnotizador em seu próprio jogo, hipnotizando a população de Metropolis através de uma tela de TV gigante flutuando sobre a cidade. Além disso, também arrumaram uma explicação sobre as propriedades hipnóticas das lentes do óculos de Clark Kent, feitas com vidro da nave que o trouxe à Terra.

superhypnosis (1)

Lembrando que Krypto, o super-cão, também tinha essa capacidade…

SUPER-VENTRILOQUISMO

A habilidade de projetar sua voz, conhecida como ventriloquismo, não é um super-poder, mas o Superman fazia isso a uma distância que um humano normal não conseguiria, além de conseguir disfarçar a voz ou imitar outra. Isso aconteceu muito entre as décadas de 1950 e 60, e mais recentemente em 2005, em uma minissérie do Questão.

2superventriloquism

E, de novo, Krypto também compartilhava com seu dono essa capacidade, e o fazia até mesmo através de paredes!

MUTAÇÃO

Bacana essa! Em Superman #45, de 1947, o mesmo gibi em que o kryptoniano mostrou insuspeitas habilidades telepáticas (está na primeira parte do artigo), ele também manipulou os músculos do rosto e do corpo para se parecer com outro alienígena branco, careca e de orelhas pontudas.

supermanshapeshifting

O artigo original levanta duas perguntas:

  • Como uma pele impenetrável é ao mesmo tempo tão maleável ?
  • Por que esse poder não é usado para diferenciar Clark Kent do Superman, ao invés de usar apenas óculos e um penteado diferente?

 

Eram apenas dez, mas aqui vai uma pequena contribuição nossa:

VIAGEM NO TEMPO

Em Superman- O Filme, de Richard Donner, Superman retorna no tempo para evitar que Lois morra.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=lM-jymNjyfc”]

Nos quadrinhos, durante sua adolescência como Superboy, o personagem vivia indo e voltando no tempo, o que possibilitava os encontros com a Legião dos Super-Heróis no século XXX! E mesmo adulto ele fez muito isso!

3570997-0263079080-27398

timetravel

MINIATURAS

Admitimos que foi apenas em uma história que isso ocorreu, mas é tão esdrúxulo que merece a inclusão. Em Superman # 125, de 1958, o personagem aparentemente perde os poderes, mas desenvolve o estranho dom de criar mini-cópias de si mesmo, com suas capacidades originais!

Superman125page

É isso! O artigo original você encontra AQUI! Será que uma pesquisa mais longa revelaria mais poderes exóticos?

Já leu essas?
Mudei de opinião - FormigaCast 144
Mudança de opinião sobre alguns filmes e séries no FormigaCast!
Versões alternativas do Superman - FormigaCast 132
Superman e suas versões alternativas no FormigaCast!
Traduções nos Quadrinhos - FormigaCast
Traduções nos Quadrinhos na conversa do FormigaCast!
Gladiator, o livro que inspirou Superman, no Formiga na Tela
Gladiator, o livro que inspirou Superman, no Formiga na Tela!