Já falamos da iniciativa digital da HQ The Private Eye AQUI, há algum tempo. Disponível pelo site Panel Syndicate, é roteirizada por Brian K. Vaughan, desenhada por Marcos Martin e colorizada por Muntsa Vicente. Distribuída no esquema “pague quanto quiser”, mostra um futuro virado do avesso, sem internet e com o direito à privacidade assegurado ao cidadão a todo custo.
Com a previsão de dez números para fechar a história e sem periodicidade definida, o # 08 foi liberado para download hoje. Segundo o Bleeding Cool, os valores arrecadados com os downloads, mesmo com a opção de baixar grátis, chegaram a algo em torno de seis dígitos! Isso significa que cada número tem cerca de 15.000 downloads, e levando em conta que o valor recomendado pelo autor é de $ 1, são $15.000 (chutando baixo) sem gastos de impressão e distribuição.
Fazendo as contas, The Private Eye fez muito mais dinheiro do que a grande maioria das HQ’s nos EUA. Isso pode siginificar uma segunda “temporada” depois destes dez primeiros números, além (isso é especulação minha) de uma edição especial impressa.
Mudanças no paradigma da indústria à vista!