Enquanto o mundo lamenta a perda de David Bowie, surge uma curiosidade envolvendo o astro da música e um grande nome dos quadrinhos e da literatura. Neil Gaiman e o ilustrador Yoshitaka Amano, que trabalharam juntos em Sandman: Caçadores de Sonhos, se uniram em outra ocasião especial, criando mais uma persona de Bowie com The Return of the Thin White Duke. Lançada em 2004, na edição de verão da revista V, a história curta coloca o cantor e Iman, sua esposa, em uma Nova York do futuro.
O escritor disponibilizou o conto em seu site, com a explicação abaixo:
“Eu nunca encontrei David Bowie. Depois de um tempo, isso quase tornou-se um jogo: Eu tinha apenas um herói restante e era ele. O mais próximo que cheguei disto foi enviar para ele uma cópia de Trigger Warning (coletânea de contos do autor), com esta história, e uma nota de desculpas.”
Gaiman falou sobre isso no ano passado, ao Chicago Tribune, comentando sobre o trabalho que o reuniu ao artista japonês. “É uma velha ficção, iniciada por volta de 2004… Foi escrita em duas partes. Eu a finalizei para esse livro, mas a primeira parte estava com Yoshitaka Amano, que foi contratado para ilustra-la para uma revista chamada V. Suas imagens eram de Bowie e Iman como personagens sci-fi. Então, me pediram para escrever uma história, que se tornou sobre Bowie e Iman em sua Nova York do futuro.”