O Morcego Negro original
O Morcego Negro (The Black Bat), ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar de cara, não é um novo plágio do Batman. Um vigilante com esse nome surgiu nos pulps, em 1933, em uma edição de Black Bat Detective Mysteries, mas era apenas um cara comum que usava o codinome, sem relação com traje ou habilidades.
(Se você se interessa pelos personagens dos pulps, não deixe de ouvir este podcast sobre o assunto. Veja também as imagens desta minissérie de Doc Savage)
Ainda nos pulps, em julho de 1939, apareceu uma segunda versão do Morcego Negro, o promotor Anthony Quinn, que fica cego e desfigurado após um ataque com ácido. Depois de ser operado em segredo, Quinn não só volta a enxergar normalmente, como também se tornou capaz de ver no escuro. Durante o tempo como um cego comum, pôde treinar seus outros sentidos, o que lhe dava uma vantagem e tanto como combatente do crime.
Após acusações mútuas de plágio entre a Thrilling Publications e a DC, as duas empresas concordaram que o vigilante dos pulps e o Batman poderiam co-existir pacificamente. Curioso é que a editora de quadrinhos incorporou algumas coisas muito familiares nos personagens Dr. Meia-Noite e Duas-Caras. Até o Demolidor, da Marvel, tem alguma coisa do Morcego Negro.
Esse personagem foi retomado e reformulado pela Dynamite, com uma reedição em formato Omnibus saindo logo mais nos EUA, com capa especial de J. Scott Campbell. Por conta deste lançamento, a editora liberou, via Bleeding Cool, os dois primeiros números para leitura GRÁTIS! Sinopse oficial:
O clássico vigilante pulp, reimaginado para uma nova geração! Tony Quinn é um frágil advogado de defesa da máfia, que corrompe sua ética por ganhos financeiros. Quando ele se recusa a cruzar a linha e cometer assassinato, ele é torturado e cegado por seus empregadores gangsteres. Quando um encontro fortuito com uma agência secreta lhe dá a chance de redimir-se, Quinn se transforma no Morcego negro e embarca na jornada de redenção pelos erros do passado. O épico em 12 capítulos completo, escrito por Brian Buccellato (Flash, DC Comics) e encadernado neste omnibus!
Como a Mythos, atualmente lançando material da Dynamite no Brasil, já prometeu publicá-lo aqui, é uma ótima oportunidade.
Confira!
Mais informações sobre The Black Bat Omnibus AQUI!