O faroeste com enfoque sobrenatural na visão de Howard
A editora Clock Tower já lançou o primeiro volume de Weird Western, coletânea de contos de Robert E. Howard delimitados pela temática do Weird Western. Naquele momento, o termo ainda não havia sido cunhado, mas se caracterizou pela mistura de elementos fantásticos do Horror com Western, em um recorte desta carreira inédito no Brasil. A visceralidade que os leitores já conhecem do autor pelas suas histórias de Espada & Feitiçaria estão lá, com textos que envelheceram muito bem e é impressionante que tenham sido escritos há cerca de 90 anos.
Na verdade, o que Howard propôs com essa mistura foi um movimento bastante natural, que hoje podemos perceber pelo distanciamento histórico. As agruras de uma terra inóspita e todos os perigos naturais de locais assim já capturavam a imaginação do público das grande metrópoles, que se perdiam nessa aventuras das publicações pulp. Juntar a ameaça sobrenatural a esse ambiente não apenas potencializava o apelo já existente, como também aumentava a mítica em torno daquelas terras selvagens que muitos leitores jamais veriam.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!