Home > Programas > Formiga na Tela > Jornalismo e política no Cinema na pauta do Formiga na Tela!

Jornalismo e política no Cinema na pauta do Formiga na Tela!

A Sétima Arte e o jornalismo político

O Cinema já produziu grandes obras com o trabalho jornalístico como pano de fundo. Quando esse tema se entrelaça com a política, a mistura fica ainda mais complexa e tem potencial para gerar algo relevante. Neste vídeo, duas obras fundamentais abordando o jornalismo político foram utilizadas para explorar esse tema, feitas em épocas diferentes e abordando recortes específicos. São elas, Todos os Homens do Presidente (1976) e Boa Noite e Boa Sorte (2005).

O primeiro, de Alan J. Pakula, enfoca a investigação em torno do caso Watergate, que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon. No segundo caso, o filme dirigido por George Clooney recria a jornada de Edward R. Murrow, em meio ao complicado período do Macarthismo. Cada com com seu estilo e se adaptando à história contada, captou as nuances e os dilemas dos casos abordados com muito talento, rendendo grandes momentos nas respectivas carreiras de seus cineastas.

Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!