Home > Programas > FormigaCast > Shakespeare na Cultura Pop é a pauta deste FormigaCast!

Shakespeare na Cultura Pop é a pauta deste FormigaCast!

A influência perene de Shakespeare na cultura ocidental

O alcance da obra de William Shakespeare é tamanho que até mesmo as pessoas que nunca leram ou viram montagens de suas peças sabem quem ele é, além de já terem uma boa ideia na cabeça sobre esse texto. Extrapolando esse raciocínio, existem pessoas que nem sabem que algo que gostam muito tem uma influência forte da obra do Bardo, que influenciou não apenas o Romantismo, como também deixou vários tropos sobre a natureza humana que são sempre reutilizados em maior ou menor grau. Quem não pensa em Romeu e Julieta quando ouve falar de amor impossível?

Mas as coisas vão muito além disso, já que conteúdo shakespeariano pode ser encontrado em The Sopranos, Sons of Anarchy, O Poderoso Chefão e O Rei Leão, para citar somente alguns. Nos juntamos aqui para investigar algumas dessas ramificações na cultura contemporânea, falando também da adaptações diretas que foram bem sucedidas e seus intérpretes mais ilustres. Confira!

Textos referenciados no episódio:

The educational visual “language” in graphic novel adaptations of Shakespeare

Quer discordar da gente de forma veemente e furiosa? Fique à vontade para nos dizer. Conte para nós o que achou deste programa e do formato geral dos nossos podcasts, pois queremos muito saber. Mande sua opinião sobre esse episódio ou mesmo uma sugestão de tema para os próximos programas aí nos comentários ou pelo email [email protected].
Já leu essas?
Sergio Corbucci - Faroeste Italiano - FormigaCast
Sergio Corbucci na pauta do FormigaCast!
HQs que me emocionaram - FormigaCast
HQs que nos emocionaram no FormigaCast!
Filme bom, Final Ruim - FormigaCast
Filmes bons com final questionável na pauta do FormigaCast!
Por que esse desprezo por super-herois - FormigaCast
O desprezo de alguns por super-heróis na pauta do FormigaCast!