Home > Programas > Formiga na Tela > Tropas Estelares (Paul Verhoeven) no Formiga na Tela!

Tropas Estelares (Paul Verhoeven) no Formiga na Tela!

A ironia de Paul Verhoeven adaptando Robert A. Heinlein, em Tropas Estelares

Paul Verhoeven já havia mostrado sua veia irônica e provocadora, pouco percebida na maioria do público, com Robocop, em 1987. Uma década depois, ele encontrou em um livro do escritor Robert A. Heinlein um material que serviria muito bem ao seu talento de realizador. Ao lado do parceiro roteirista Ed Neumeier, que escreveu o texto do filme original do policial robótico, surgiu uma obra peculiar em 1997, homônima do livro de Heinlein. Tropas Estelares (Starship Troopers), com sua sociedade militarizada e repleta de propaganda ideológica, foi um terreno fértil para os comentários ácidos que o diretor costuma fazer.

Tropas Estelares - Formiga na Tela

Através de um roteiro que acompanha alguns amigos que se juntam às forças armadas em um contextos futurista e e geopoliticamente diferente do nosso presente, para lutar contra uma raça de insetos alienígenas, o texto de Neumeier partiu de uma situação inusitada. Paul Verhoeven tinha uma ideia sobre contar a história de amigos durante a ascensão do nazismo na Alemanha, em 1935, que cujo final seria neste mesmo ano mostrando-os felizes e esperançosos sobre o futuro, totalmente alheios sobre o que viria depois. De uma forma sutil, muito próximo da trajetória de Johnny Rico e seus companheiros.

Tropas Estelares apresenta um visão satírica de uma nação em guerra contra um inimigo distante. Por conta da sua ambientação sci fi, essa crítica e ironia acabam passando despercebidos  pelo crivo de uma indústria careta como é a norte-americana. Esse é o viés pela qual o filme deve ser analisado e o que o mantém ainda atual, muito além de uma simples aventura militarista cheia de violência e efeitos especiais.

Curta o vídeo, comente e compartilhe. Envie sua sugestão, críticas ou qualquer comentário para [email protected]. Confira mais este esforço do Formiga Elétrica em produzir um conteúdo de qualidade, seja sobre Quadrinhos, Cinema, Literatura e afins. Até a próxima quarta-feira e não se esqueça de acompanhar nosso podcast quinzenal!

Assista!

Já leu essas?
Sam Raimi - Darkman
Sam Raimi e o filme perfeito de super-herói no Formiga na Tela!
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!