Bernie Krigstein e uma das HQ’s mais influentes: Raça Superior
Raça Superior (Master Race) é um trabalho que ganhou atenção do público em geral com as declarações apaixonadas de Frank Miller e Art Spiegelman. O primeiro inclusive, em sua melhor fase, afirmou ter copiado o trabalho de Bernie Krigstein, lançado em 1954. Publicada no Brasil pela coletânea O Perfeito Estranho, da editora Veneta, a HQ é realmente um recorte notável na carreira de um artista que buscou a legitimação das HQ’s como arte, merecendo ainda hoje considerações sobre suas qualidades intrínsecas e sua influência.
Um conto perturbador envolvendo as chagas do Holocausto, narrado de forma brilhante, que fez parte do glorioso auge da EC Comics. É preciso destacar, inclusive, o pioneirismo e a coragem de abordar um assunto que era virtualmente ignorado no mundo do entretenimento, chegando à Hollywood somente uma década depois, mostrando como os Quadrinhos podiam ir além de uma diversão de segunda categoria. Tudo isso embalado em uma narrativa que enfatizava a dilatação de tempo, através de grids de páginas que traziam mais quadros, emulando de forma segura o efeito de uma câmera lenta. Por tudo isso contido em poucas páginas, Raça Superior é uma HQ obrigatória, além de um clássico absoluto.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!