Um dos personagens mais reconhecíveis do mundo, Pernalonga completa 80 anos
Em 27 de julho de 1940, com a animação The Wild Hare, Pernalonga (Bugs Bunny) foi apresentado ao mundo. Não só o mais popular na galeria dos Looney Tunes, o personagem mostrou tanto carisma que se mantém reconhecível depois de tanto tempo para pessoas dos 8 aos 80 anos. O coelho mostrava uma personalidade que o destacava de outros contemporâneos, como outro que surgiu no mesmo ano, o amalucado Pica-Pau. Diferente da ave psicopata, o Pernalonga sempre tinha suas histórias pautadas por reações contra outros que invadiam seu espaço. Hortelino, durante a temporada de caça ao coelho, por exemplo.
Neste sentido, a comédia física que se tornaria característica deste tipo de animação era sempre usada com uma, digamos, justificativa. Talvez, exatamente por isso é que o Pernalonga tenha alcançado tamanha popularidade, a ponto de tornar-se o mascote da Warner Brothers. Utilizado até mesmo na propaganda de guerra, as animações do personagem brincaram com a tensão entre as nações, servindo para tranquilizar o povo norte-americano em seu próprio país, longe das frentes de batalha europeias.
Além da participação imensurável do lendário animador Chuck Jones durante a consolidação desta imagem, é preciso lembrar que Tex Avery é um dos criadores e responsável pelo primeiro curta. Avery foi outro gigante no ramo da animação, criando o cachorro desanimado Droopy três anos depois.
Hoje em dia, é desnecessário argumentar sobre o alcance desta figura no imaginário popular. Mesmo após oito décadas, o Pernalonga continua engraçado e divertido. Exceto por alguns excessos devido à época em que os desenhos foram produzidos, ainda valem uma revisão e, claro, uma boa conversa sobre sua importância.
Curta o vídeo, comente e compartilhe. Envie sua sugestão, críticas ou qualquer comentário para [email protected]. Confira mais este esforço do Formiga Elétrica em produzir um conteúdo de qualidade, seja sobre Quadrinhos, Cinema, Literatura e afins. Até a próxima quarta-feira e não se esqueça de acompanhar nosso podcast quinzenal!
Assista!