Home > Programas > Formiga na Tela > O Inquilino, de Roman Polanski, no Formiga na Tela!

O Inquilino, de Roman Polanski, no Formiga na Tela!

A paranoia em O Inquilino, grande momento de Roman Polanski

Dirigido, co-escrito e protagonizado por Roman Polanski, O Inquilino (1976) fecha um ciclo que acabou conhecido como Trilogia do apartamento, precedido por Repulsa ao Sexo (1965) e O Bebê de Rosemary (1968). O que os três filmes tem em comum é o suspense e o terror evocados em ambientes prosaicos, além de aparentemente tranquilos e seguros. No longa que fecha a trilogia, temos um protagonista que aluga um apartamento cuja última ocupante se suicidou atirando-se pela janela. Lidando com o desprezo sem muita explicação de seus vizinhos, uma estranha paranoia em relação à moradora anterior leva esse personagem a uma confusão mental sem volta.

Produção franco-estadunidense, O Inquilino é um dos grandes exemplares de uma década notável para o cinema mundial e principalmente para o cinema hollywoodiano, cujo mercado se rendeu a temáticas pessimistas antes do advento do blockbuster. Polanski já havia dado aos cinéfilos outra grande obra com Chinatown em 1974, acertando novamente aqui e confirmando sua destreza como cineasta.

Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!

Assista!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Tomie - Junji Ito
Tomie, de Junji Ito, na pauta do Formiga na Tela!
The Expanse - Formiga na Tela
The Expanse e a relação com o agora no Formiga na Tela!