A metalinguagem no universo das HQ’s
Desde sempre, os Quadrinhos tem se servido de um arsenal de recursos gráficos e conceituais em favor da experiência dos leitores, já que a criatividade precisa ir além de limitações como a falta de movimento e som. Neste ambiente, a metalinguagem tem sido utilizada das mais diferentes formas, enriquecendo algumas obras com algumas camadas a mais de interpretação. Algo que, na verdade, não se restringe somente à linguagem pura e simples, mas também a aspectos menos evidentes para uma parte do público alheia a contextos específicos.
Exatamente por isso, como já fizemos com o Cinema, resolvemos aqui explorar a metalinguagem nos Quadrinhos, batendo um papo geral sobre esse interessante lado da Nona Arte. Citamos obras e autores, como também comentamos sobre o conceito metalinguístico em si. Uma tarefa complicada, mas valeu a pena, talvez até abrindo novas pautas para próximos vídeos.
Gostaria de acrescentar alguma coisa ou discordar? Quer dar sua opinião? Comente aí ou mande um email para [email protected]. Ainda não se inscreveu nem nosso canal? Aproveite para fazê-lo agora mesmo e ative o sino para notificação a cada novo vídeo publicado. Também deixe um like para nós. Ah, e não se esqueça de compartilhar. Voltamos na próxima quarta!
Assista!