A vida atribulada de Joe Shuster impressa em uma bela HQ
Qualquer leitor de Quadrinhos que se preze conhece a saga dos dois rapazes de Cleveland, que criaram o ícone responsável pela formação de toda uma indústria. Uma história de luta contra a injustiça, onde o reconhecimento também era importante. O roteirista Julian Voloj (Ghetto Brother) se ocupou de levar essa história para uma mídia que tem, absolutamente tudo a ver com ela, com a atenção voltada para o desenhista da dupla. Assim nasceu o álbum A História de Joe Shuster: O Artista por Trás do Superman.
Lançado pela Aleph, a HQ de cerca de 200 páginas conta com a bela arte do italiano Thomas Campi. Existem diversos detalhes e desdobramentos que interessam desde o veterano leitor aos recém-iniciados no assunto, tudo incluído no roteiro graças a uma extensa pesquisa. Aliás, o final da edição traz notas explicativas que nos dão uma ideia deste processo, além de uma bibliografia mais que bem-vinda.
Evidente que, apesar de mapear uma trajetória verídica, A História De Joe Shuster é uma obra de ficção. É aí que entra o talento de Voloj para dar ritmo e substância dramatúrgica para esse relato. Exatamente por isso que o álbum é narrado como flashback, com o já idoso Joe contando sua história para um policial compadecido com sua situação. Um valor incontestável do roteiro é o de enfatizar o drama humano, evitando inchar a trama com informações sobre o Superman e sua evolução*.
*(Sobre esse tópico, os leitores estarão bem servidos com Superman: Uma Biografia Não Autorizada)
Não deixe de conferir também o tocante curta This Is Joe. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada atualização. Achou que faltou algo nesse nosso papo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Mande um email para [email protected] e solte o verbo. Queremos saber sua opinião não apenas sobre essa pauta, mas sobre o formato do programa no geral.
Por hoje é só e voltamos na próxima semana! Até lá…
Assista!