Home > Cinema > Um curta emocionante em homenagem a Joe Shuster!

Um curta emocionante em homenagem a Joe Shuster!

This is Joe é uma justa e singela homenagem ao parceiro de Jerry Siegel, Joe Shuster

A história é bem conhecida, pelo menos por qualquer pessoa minimamente interessada em HQ’s. Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o primeiro e mais famoso super-herói dos quadrinhos, tornando-se eles mesmos depois um exemplo de luta contra a injustiça. Em 1938, venderam a primeira história do Superman para a National Allied Publications (futura DC Comics) por $130, algo do qual se arrependeriam amargamente, pois a empresa manteve consigo a propriedade da criação da dupla, sem uma compensação à altura por isso. Começou uma batalha pelos direitos do personagem, onde os dois estavam em clara desvantagem.

(Confira também a resenha dos livros Homens do Amanhã e Superman: Uma Biografia Não Autorizada)

Curta em homenagem a Joe ShusterAs disputas judiciais persistiram por décadas, mesmo após a morte dos dois, sendo que durante a maior parte de suas vidas , Siegel e Shuster não tiveram seu devido reconhecimento artístico e financeiro. Logo no começo da década de 1950, Joe Shuster precisou parar de desenhar por conta de uma doença ocular, fazendo-o trabalhar como entregador. Segundo o desenhista Jerry Robinson, conhecido como co-criador do Robin e do Coringa, na década de 70 ele precisou ir ao prédio da DC para fazer uma entrega, causando um constrangimento aos antigos empregadores.

Esta história foi contada em 2014, em um pequeno curta-metragem chamado This is Joe (Éste es Joe), do cineasta espanhol Francis Diaz Fontán, que acumulou várias funções na produção e percorreu diversos festivais. O diretor demonstra um amor profundo pelos quadrinhos, assim como um respeito enorme por Joe Shuster, cuja situação difícil obrigou a empresa a rever seu relacionamento com ele e Jerry Siegel. Uma vitória pequena para quem merecia bem mais.

Infelizmente, só existe esta versão com as frases em inglês, mas não é nada muito complicado. Assista e se emocione em pouco menos de quatro minutos!

 

Gostou? Veja também a comparação das cenas filmadas antes de depois da pós-produção:

 

Por último, o trailer!

Já leu essas?
Mudei de opinião - FormigaCast 144
Mudança de opinião sobre alguns filmes e séries no FormigaCast!
Camelot 3000
Camelot 3000 na pauta do Formiga na Tela!
Versões alternativas do Superman - FormigaCast 132
Superman e suas versões alternativas no FormigaCast!
As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay (Michael Chabon) - Formiga na Tela
As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay no Formiga na Tela!