Junji Ito explora outras áreas do medo com Fragmentos do Horror
Lançado no Brasil pela Darkside, o mangá Fragmentos do Horror já teve sua resenha publicada aqui no site. Segue um trecho do texto e o vídeo no final da postagem, como sempre.
Qualquer um que já tenha conferido algo do terror asiático, em qualquer mídia, sabe que tem algo bem diferente ali, se comparado com o que é produzido no Ocidente. Não é uma questão de ser melhor ou pior, mas constatar que um ambiente diverso produz um inconsciente coletivo diverso. Mesmo assim, existem trabalhos nipônicos com o poder de acessar certas áreas sombrias na mente do público deste lado do globo. O mangá Fragmentos do Horror(Ma No Kakera) é um exemplo disso.
Compre sua edição clicando na imagem abaixo!
Criação do aclamado Junji Ito, reconhecido e prestigiado como autor de terror, é uma coletânea de oito histórias, distribuídas em cerca de 240 páginas. Os pequenos contos nos apresentam situações incomuns para qualquer narrativa, mas o estranhamento é potencializado. Afinal, algumas coisas que parecem cômicas são usadas, com sucesso, para incomodar e assustar. Um desses casos é uma mulher sentir-se sexualmente atraída por uma casa.
O absurdo faz parte deste universo, de uma forma que estamos mais acostumados a ver no cinema. Se falar de narrativas surreais já evoca o nome de David Lynch, talvez um cineasta que tenha mais a ver com o mangá em questão é David Cronenberg. O canadense já foi chamado de “Mestre do Escatológico” por motivos óbvios e algumas das premissas de Junji Ito parecem saídas da cabeça dele. A moça que leva sua obsessão em dissecação às últimas consequências daria um belo filme. Aliás, o romance de Cronenberg, Consumidos, tem personagens que não se sentiriam deslocados nas histórias de Ito.
Confira mais um Formiga na Tela. Curta, comente e comprtilhe. Se ainda não nos segue, inscreva-se no canal e ative o ícone do sino para ser notificado a cada novo vídeo. Crítica, dúvidas ou sugestões, escreva para [email protected].
É isso aí! Até a semana que vem…
Assista!